A política é a forma mais sublime de praticar o amor-caridade

A política é a forma mais sublime de praticar o amor-caridade

Uma cultura fraterna e igualitária se faz com amor-caridade | REPRODUÇÃO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A frase título deste artigo foi escrita pelo Papa Paulo VI, em sua Encíclica ?Octogesima Adveniens? (1971), onde ele também afirma que a Política é ?uma maneira exigente de viver o compromisso cristão, ao serviço dos outros?. Trago esse texto à memória porque, como militante político partidário (filiado ao PT) e detentor de mandato eletivo (como vice-prefeito de Altos), sou testemunha da opinião negativa que a maioria das pessoas têm da política, baseada principalmente em três visões equivocadas.

A primeira dessas visões erradas é a que enxerga a política como uma espécie de profissão (?fulano é político?) ou uma atividade específica do período eleitoral (?daqui a pouco é tempo da política?). Mas a verdade é que todos somos políticos, e a política deve ser uma prática permanente, de todo dia. Aristóteles já dizia isso três séculos antes de Cristo: ?O Homem é, por natureza, um animal político?. Porque o ser humano vive em sociedade, e qualquer debate ou decisão sobre a organização coletiva diz respeito à política. Não participar, não se envolver ou reduzir a participação política às eleições e ao voto é uma forma de fragilizar a cidadania.

A segunda visão errada é a que acha que todo político é corrupto (entendido aqui político como candidato ou detentor de mandato eletivo). Os maus políticos adoram isso, porque assim todo mundo fica igualado a eles, que podem dizer nas eleições: ?ruim por ruim, vote em mim?. Mas a verdade é que há políticos bons, honestos e sérios, distribuídos em vários partidos. Infelizmente ainda são minoria. A questão é saber escolher bem na hora do voto. Porque todos, para se elegerem, dependem do voto popular. E se as pessoas forem mais criteriosas na hora da escolha, não trocarem seus votos por vantagens pessoais ou dinheiro, certamente o número de políticos bons aumenta.

A terceira visão errada é a que acha que as coisas são assim mesmo e não vão mudar nunca. Essa acomodação pessimista é a negação da capacidade humana de transformar a realidade. Os animais agem por instinto e repetem seus gestos geração após geração. Abelhas, formigas e cupins há milênios constroem suas habitações da mesma forma. O ser humano é diferente: ele raciocina, planeja, avalia, reflete e evolui. As pessoas têm uma capacidade enorme de mudar uma situação ruim. È preciso só ter vontade coletiva e organização.

O nosso ex-presidente Lula, quando estava ajudando na fundação do PT, por diversas vezes encontrou pessoas simples que não se envolviam dizendo que não gostavam de política. Lula sempre respondia bem-humorado: ?o problema de quem não gosta de política é porque acaba sendo governado por quem gosta?. Essa é uma grande verdade. É necessário que as pessoas gostem de Política, da boa Política. As pessoas devem se envolver, participar, criticar, dar sua opinião. Só assim conseguiremos fazer nossa democracia avançar e fazer de nosso país, nosso estado e nossa cidade um lugar melhor para todos e todas.

Por Marcelo dos Anjos Mascarenhas, Vice-Prefeito de Altos, Procurador do Município de Teresina e membro da Rede Nacional de Advogados Populares-RENAP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES