Semiárido está em festa com a chegada das primeiras cisternas feitas com recursos do BNDES

Semiárido está em festa com a chegada das primeiras cisternas feitas com recursos do BNDES

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O semiárido do Piauí está tendo uma nova experiência, com a chegada das primeiras cisternas para a produção de alimentos feitas com recursos do BNDES. Veja a matéria completa publicada no suplemento Piauí do Jornal Meio Norte sobre a capacitação de pedreiros que, além de ser um grande mutirão envolvendo as famílias que vão receber as cisternas, é um momento de alegria e de esperança por ajudar a aumentar a renda dos pedreiros e ainda suprir o déficit de mão de obra em municípios piauienses.

CONVIVÊNCIA COM A SECA

A capacitação de pedreiros em municípios do semiárido do Piauí, além de marcar o início de construção de cisternas com recursos do BNDES, vai ajudar a ampliar a renda destes profissionais e garantirá a produção de alimentos na próxima seca

Raimundo Gomes

e Djalma Batista

Editoria do Piauí

O modo alegre e festivo do povo do semiárido do Piauí está mais realçado. Por dois motivos: as chuvas, que já resgataram o verde da caatinga, e as chances reais de ampliação de renda dos pedreiros da região que participaram do curso de capacitação que tem como objetivo a construção de cisternas de 52 mil litros para o uso da água na produção de alimentos. Com isso, no próximo período de estiagem, a convivência com a seca será produtiva e com o surgimento de produtos, que só seria possível nas épocas chuvosas.

A capacitação de pedreiros, realizada nas comunidades Pinhões e Mangá, em Floresta do Piauí, pela Obra Kolping do Piauí, através da parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Asa e Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, foi um momento de festa para os moradores. Dona Eva Lima Leite, que preparou o almoço para os instrutores e participantes do curso, disse que estava festejando com o evento pelo fato de ganhar uma cisterna que vai captar água das chuvas para produzir e matar a sede dos animais.

?A água é importante em tudo. Quando falta água, falta tudo. Não posso mais arrastar água na cabeça pra casa, então este trabalho de construção da cisterna para a produção em nossa residência vai ajudar a gente a aumentar a água para dar de beber aos bichos e também para a gente ter umas plantinhas na época seca?, explica Dona Eva.

A capacitação, que teve a supervisão dos instrutores Francinaldo Alves da Silva e Antônio Rodrigues de Carvalho, ambos de Pimenteiras, reuniu pedreiros de São Francisco de Assis e de Floresta do Piauí; e traduziu-se em um verdadeiro mutirão, com o envolvimento das famílias. Os pedreiros, que já tinham a experiência na construção de cisternas de 16 mil litros, aprenderam como se produz todos os componentes de concreto da cisterna de 52 mil litros, colocando a mão na massa. A atividade inicia com o conhecimento do plano da obra, passa pelo manuseio das formas e ferramentas, preparação dos traços, produção das placas e vai até o acabamento final da cisterna.

?Os pedreiros, além de ampliar os conhecimentos através da capacitação, vão aumentar a renda familiar, já que serão aproveitados nas obras de construção das cisternas através deste programa em parceria com o BNDES?, falou o instrutor Antônio Rodrigues. ?O programa P1+2 é importante, por melhorar a qualidade de vida nas comunidades e pra gente de São Francisco de Assis, que vamos levar este conhecimento para nossa região. Ajuda muito o semiárido porque, às vezes, vem muita chuva, mas só vai armazenar com as cisternas?, observou o pedreiro Edilson Enésio de Sousa.

Para o também instrutor Francinaldo, a capacitação melhora a vida dos pedreiros do semiárido em todos os aspectos, e o novo programa da água para a produção, segundo ele, é importante para todas as partes envolvidas. ?É ótimo para a família que recebe a cisterna, é excelente para os pedreiros e instrutores e bom demais para o mercado e município, que terão uma movimentação na economia com a aquisição de produtos?, afirmou Naldo.

CAPACITAÇÃO SUPRE O DÉFICIT DE MÃO DE OBRA

Quem também festejou a realização da capacitação de pedreiros em Floresta do Piauí foi a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Comissão Municipal de Convivência com o Semiárido, Raimunda Edite da Rocha dos Santos. Ela disse que as comunidades rurais do município são muito carentes de água e que as cisternas destinadas para a produção de alimentos vão mudar a vida das famílias.

?O programa P1+2 é muito importante para nosso município. A nossa expectativa é que nossos produtores vão ter mais alimentos, vão poder criar mais animais e produzir alimentos para levar para o mercado e, assim, ampliarem a renda de suas famílias?, falou Raimunda.

José Mauro, morador da comunidade Pinhões, em Floresta do Piauí, disse que está confiante que a cisterna para a produção vai mudar a vida de sua família. Ele falou que o problema da escassez de água na região na época de seca é preocupante. ?A nossa rotina é a seguinte: Do mês de agosto em diante, há água apenas para o consumo humano, isso porque a vazão do único poço da nossa região não é suficiente para abastecer todas as famílias. Então, com a cisterna de produção, vamos ter água para produzir alimentos e matar a sede dos animais?, afirma.

A história de sofrimento para conseguir água para o consumo e para as necessidades básicas na comunidade Mangá, em Floresta do Piauí, é contada pela moradora Maria José Lima, mais conhecida como Marieta. Ela disse que há um poço a poucos me-tros da casa, mas a água é muito salgada, servindo apenas para os animais.

?A gente usava a água para lavar o rosto, mas tinha de enxugar imediatamente os olhos, já que tinha medo das pestanas e sobrancelhas caírem?, comenta, sorrindo. ?Então, a cisterna de produção que estamos ganhando vai ser muito bom, já que água é vida?.

O principal objetivo do programa P1+2 é garantir o acesso e o manejo sustentável da terra e da água para a produção de alimentos sem o uso de veneno ou insumo químico. A capacitação de pedreiros ajuda a suprir o déficit de mão de obra no mercado da construção civil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES