Diplomação dos candidatos eleitos em Baixa Grande do Ribeiro acontece na próxima terça-feira em Ribeiro Gonçalves

Diplomação dos candidatos eleitos em Baixa Grande do Ribeiro acontece na próxima terça-feira em Ribeiro Gonçalves

A diplomação será dia 18/12, às 09:00 hrs | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acontece na próxima terça-feira, 18/12, às 09 horas, no Plenário do Fórum de Ribeiro Gonçalves, a cerimônia de diplomação eleitoral dos candidatos eleitos (prefeito, vice-prefeito e vereadores) de Baixa Grande do Ribeiro.

De acordo com Simão Uchôa Sales da Silva, chefe do Cartório Eleitoral da 044ª Zona Eleitoral, a diplomação dos eleitos só ocorre após a apreciação e julgamento das contas de campanha eleitoral daqueles que serão diplomados. Sendo que o dia 19/12 é a data limite para a diplomação, conforme a Legislação Eleitoral.

Os diplomas confeccionados e encaminhados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) serão entregues pelo Dr. Rogério de Oliveira Nunes, Juiz da 044ª Zona Eleitora. A cerimônia funciona como uma formatura em que os eleitos são chamados à frente para receber o seu certificado. Este é o ato oficial da Justiça Eleitoral que diploma os novos governantes e difere da posse dos eleitos que ocorre no dia 1º de janeiro de 2013.

A diplomação dará a todos os candidatos eleitos o título de prefeito, vice-prefeito e vereadores. É a partir deste ato que a Justiça Eleitoral aponta que os eleitos aos cargos da administração pública, tanto no Executivo quanto no Legislativo, estão habilitados a exercer o mandato de quatro anos dentro desses poderes.

Os 1º suplentes de cada coligação também participarão da cerimônia. E, todos que forem do sexo masculino deverão apresentar cópia da reservista.

POSSE - Ainda não há local definido para a sessão de posse do prefeito e vereadores. Segundo o prefeito eleito, Ozires Castro, isso só será definido em reunião com a equipe organizadora, após a diplomação.

Segundo o § 1º do Art. 5º do Regimento Interno da Câmara Municipal, assumirá a direção dos trabalhos da primeira sessão de 2013 o vereador que mais recentemente tenha exercido cargo a mesa, neste caso, a vereadora Marilene Tavares. Depois da cerimônia de posse, acontecerá a primeira sessão extraordinária do ano, onde será eleita pelos novos vereadores, a Mesa Diretora, composta pelo presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. O mandato será para o biênio 2013/2014.

Somente após a eleição da Mesa Diretora, é que o novo presidente, assumindo a direção dos trabalhos, dará posse a Ozires Castro e Pastor Cosmo, como Prefeito e Vice-Prefeito eleitos, para a gestão de 2013/2016.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES