Vereadores reprovam lei de municipalização do transito em Cocal

Vereadores reprovam lei de municipalização do transito em Cocal

Foto: Reprodução Blog do Coveiro | BLOG DO COVEIRO

Na noite desta quinta-feira (06/06), na sessão da camara municipal foi colocada em votação o Projeto de Lei nº10/2013 para municipalização do transito em Cocal, onde foi reprovada por seis à quatro.

Os vereadores Raimundinho do Campestre (PMDB), Lucimar da Padaria (PMDB), Evandro Mano (PMDB), Matheus Mendonça (PP), Tarcisio do Gesso (PSB) e Adriana Luiza (PSDB) votaram contra a aprovação do Projeto de Lei que visa a municipalização, melhoria e organização do trânsito na cidade de Cocal.​ Com isso fica impossivel uma ação afável sobre uma possivel flexibilidade no prazo de ajuste dos veiculos e condutores irregulares, eliminando a total responsabilidade do poder executivo e legislativo municipal sobre o transito.

O transito agora fica a cargo do Ministerio Publico, Policia Militar e DETRAN que cobrarão absolutamente tudo do condutor como manda a Lei Federal (transportes totalmente regularizados, uso obrigatorio do capacete, documentação em dias e habilitação), caso o condutor não esteja conforme "o figurino" será punido severamente de acordo com a lei.

Votos contrarios a municipalização

Os argumentos dos vereadores sobre o posicionamento contrário é motivado pelo fato de que municipalizar o trânsito envolve primeiro um trabalho de conscientização para se ter respeito e obediência às sinalizações.​ Outro ponto abordado é que esse trabalho envolve investimentos e precisa ser muito bem planejado e o município precisa ser melhor estruturado com uma engenharia de trafego para ter o trânsito organizado, ou seja, sem estrutura é inviável a municipalização do transito em Cocal.​

Votos favoraveis a municipalização

Os vereadores Chico do Nego (PDDB), Elismar Brandão (PP), Baca (PSB) e Marilene Almeida (PSD) expuseram as vantagens da municipalização do transito primeiramente para avançar na melhoria ao transito como um todo, na segurança e na redução do números de acidentes com vitimas fatais e de perdas sociais economicas em acidentes, que é o principal objetivo de tudo.

"Votei a favor da municipalização porque a função de um legislador é cumprir, seguir e aprovar leis, não se omitir a elas. Uma vez que o Codigo de Transito Brasileiro foi criado em 1997, e entrou em vigor em 1998", afirmou o vereador Chico do Nego (PSDB).

"Se o Projeto de Lei da Municipalização tivesse sido aprovado, as orientações, penalidades e cobranças ficaria a cargo do municipio. E nós do poder legislativo juntamente com o executivo poderiamos entrar em acordo com o Ministerio Publico para iniciar um trabalho educativo e de conscientização, podendo estender o prazo para regularização dos transportes e condutores. Como a lei não foi aprovada, e se as autoridades responsaveis apreenderem seu veiculo, procure os vereadores que votaram contra o projeto e peçam a eles que tomem as providencias", finalizou o presidente da camara Osmar Vieira.

FONTE:BLOG DO COVEIRO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES