Estratégias de Oeiras para formar leitores são apresentadas em Portugal

Estratégias de Oeiras-PI para formação de alunos leitores são apresentadas em Portugal

Em Portugal, professor Cícero Sobrinho apresenta estratégias para formação de alunos leitores em Oeiras | Ascom-PMO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Travessia das Letras tem como ponto de partida a literatura infantojuvenil e o desejo de aproximar, ainda mais, os saberes das duas Oeiras, promovendo um intercâmbio cultural e estreitando laços entre os povos que partilham a língua portuguesa.

Nesta quinta-feira, 19, dentro da programação do encontro, o professor de Língua Portuguesa da nossa rede municipal de ensino, Cícero Sobrinho, participou de um debate sobre Promoção da Leitura. Na oportunidade, o professor e atual diretor da Escola Municipal Juarez Tapety falou sobre as experiências e vivências do município de Oeiras para formação de alunos leitores, destacando ações e estratégias como o projeto “Aprendendo Com” e a Feira Literária de Oeiras – FLOR.

“Oeiras investe no talento daqueles que na realidade não têm tantos acessos. E nós, por via de políticas públicas e do interesse de que haja o avanço, temos investido em leitura, desemparedamos os livros, criamos estratégias de leitura para todos eles possam ter acesso, e partir disso, modificar a sua vida, transformar o seu ambiente. Nós estamos fazendo a eternidade acontecer dentro de cada aluno”, argumentou o professor Cícero Sobrinho, durante o debate.

A mesa de debate sobre promoção da leitura com projetos inovadores do Brasil e Portugal teve a mediação do diretor do Departamento de Artes, Cultura, Turismo e Património Histórico da Câmara Municipal de Oeiras-Portugal (CMOeiras), Filipe Leal, e participação do escritor brasileiro Daniel Munduruku; Luciana Savaget, curadora da Travessia das Letras; Manuela Pargana Silva e Filomena Lima, da rede portuguesa de Bibliotecas Escolares; e Gaspar Matos - chefe da Divisão de Bibliotecas e Promoção da Língua - CMOeiras.

Em torno do tema ‘Visões de Mundos Diferentes com Idioma Igual – o Português que Nos Une’, a Travessia das Letras reúne professores, estudantes e representantes da literatura lusófona — entre eles escritores, artistas e ilustradores —, de diversos países como Portugal, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES