Polícia faz caçada para prender acusado de matar professora cujo corpo foi encontrado próximo a Pimenteiras

Polícia faz caçada para prender acusado de matar professora cujo corpo foi encontrado próximo a Pimenteiras

ismael fugiu da cadeia no dia 1º de maio | divulgação

O protético Ismael Sampaio Costa, apontado pela Polícia como acusado pelo crime que vitimou a professora Antônia Rosiane Alexandrino Mota, 26, com quem ele era casado, continua foragido. O assassinato ocorrido em Tauá, na Região dos Inhamuns, chocou a cidade, pelo modo cruel como se deu. A ossada da professora foi encontrada no Estado Piauí com sinais de que tinha sido carbonizada.

Ele chegou a ser preso em dezembro de 2011, mas conseguiu fugir da Cadeia Público Tauá, no dia 1° de maio, junto com outros sete detentos. Parentes e amigos de Rosiane já fizeram várias manifestações, a fim de cobrar respostas da Polícia e da Justiça, quanto a captura e punição dos culpados pela morte dela. Nas redes sociais, postagens com imagens do acusado foram largamente compartilhadas por usuários de todo o Brasil.

Além dele, o mototaxista Francisco Wilmes Gomes Mota, também é acusado por homicídio qualificado, extorsão qualificada, destruição, subtração ou ocultação de cadáver. Wilmes Mota foi preso no dia 14 de dezembro, na Rua Dondon Feitosa, no ponto de moto-taxi, em que trabalhava.

O advogado dele, Francisco Gonçalves Siqueira, requereu, junto ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) o trancamento da ação penal, alegando ausência de justa causa para que seu cliente continue preso. O advogado sustentou, ainda, que há ilegalidade da prisão de Wilmes e solicitou a liberdade provisória do réu.

A 1ª Câmara Criminal do TJCE negou o pedido de habeas corpus da defesa. O relator do processo, desembargador Paulo Camelo Timbó, ressaltou que existem indícios de autoria e materialidade demonstrados, apontando a participação de Wilmes na morte da professora, o que impossibilitaria a concessão do benefício ao acusado.

Na decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico, do último dia 25, o desembargador lembra a gravidade da ação cometida pelos três indiciados, e corrobora sua decisão de manter o comparsa de Ismael Costa preso. Para o relator, o acusado "concorreu para a prática de crime avassalador da garantia da ordem pública, haja vista a gravidade concreta do delito e o modus operandi com a qual se realizou a empreitada criminosa, cometida de forma premeditada e tormentosa, causando intenso sofrimento à vítima que foi morta e teve seu corpo carbonizado a fim de dificultar sua identificação".

O caso

Rosiane Alexandrino desapareceu no dia 2 de dezembro do ano passado, depois que saiu de casa, no bairro dos Colibris, para dar aula, na Escola Maria do Livramento Barreto, em Tauá. A mãe da professora denunciou desaparecimento da filha à Polícia, que passou a investigar o caso. Quase um mês depois, uma ossada feminina foi encontrada no Estado do Piauí, próximo a cidade de Pimenteiras, que se limita com o Município de Parambu.

O exame feito no Instituto Médico Legal (IML) de Teresina, constatou que a ossada era de Rosiane. Os restos mortais da professora foram trazidos para o Ceará e entregues à família.

A mãe da professora afirmou à Polícia, que a relação dela com o esposo era problemática e que eles costumavam brigar. Ismael Costa já tinha passagens anteriores pela Polícia por embriaguez ao volante e desacato à autoridade. No início das investigações ele negava que tivesse participado do crime, mas o delegado titular da Delegacia Regional de Tauá, Osmar Berto, conseguiu identificar falhas em seus depoimentos, que levaram a acreditar que ele estava mentindo. O acusado foi preso, mas fugiu da cadeia pouco tempo depois.

No feriado de Finados, a Associação das Mulheres da Tauá colocou faixas no cemitério local como forma de protesto.

fonte:diário do nordeste



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES