Deputado propõe emissão gratuita de CNH para pessoas de baixa renda

Deputado propõe emissão gratuita de CNH para pessoas de baixa renda

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Alexandre Toledo (AL) apresentou na última semana projeto de lei (5883/2013) para criar o Programa Nacional Social de Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores (PNSH). A iniciativa permite o acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixo poder aquisitivo.

De acordo com a proposta do tucano, os beneficiários ficam isentos do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; avaliação psicológica; licença de aprendizagem de direção veicular; custos de confecção da CNH; realização do curso teórico e de prática de direção.

Toledo destacou que a CNH é essencial para o currículo do trabalhador. ?Este projeto é exatamente para dar oportunidade às pessoas a ter acesso a um documento que é uma exigência quase que geral para obter emprego. Hoje a CNH custa em torno de R$ 1 mil ou até mais?, justificou.

Conforme o parlamentar, a população do interior do país tem demonstrado interesse na habilitação, mas encontra dificuldades por conta dos preços cobrados. Ele ressalta que alguns estados já estão adotando a gratuidade, mas muitos não conseguem arcar com os custos. Por isso, ele sugere que o governo federal disponibilize verbas aos órgãos responsáveis pela habilitação.

O Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset) ficaria a cargo da manutenção da habilitação aos contemplados pelo programa, como exemplo os beneficiários do Bolsa Família, os oriundos das escolas públicas, entre outros.

O deputado lembra que o direito gratuito a documentos como registro civil, identidade e carteira de trabalho foi uma grande conquista da sociedade. ?Tudo isso já foi um ganho, mas acho que a CNH não é um documento de luxo, é uma exigência para ter acesso ao mercado de trabalho?, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES