Falta de equipamento de poço em São Lourenço – um descaso municipal ou estadual?

Falta de equipamento de poço em São Lourenço – um descaso municipal ou estadual?

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Poço artesiano em Mundo Novo

Um poço artesiano é um bem minucioso, detalhado e que precisa ser estruturado para funcionar eficazmente. Para uma região como o Nordeste, ter uma fonte como essa, é como está no meio do deserto do Saara (Deserto africano com 9 milhões de quilômetros quadrados) e encontrar um oásis.

Mas se um poço não é equipado com uma bomba submersa adequada, a água não chegará até a base para ser coletada. E isso é o que vem acontecendo no povoado Mundo Novo, onde há um poço que atende outras comunidades rurais como Capoeiras e Poço de Cima, no município de São Lourenço do Piauí.

Há mais de 2 anos depois de inúmeras exigências dos moradores, o vereador Milcíades Castro, conseguiu junto ao deputado estadual Hélio Isaias (PTB-PI), recursos para a perfuração do poço artesiano no povoado Mundo Novo. Mesmo obtendo o benefício do parlamentar para a execução da obra, a mesma foi transferida para a comunidade Lagoa do Travessão, (Até a placa do poço foi trocada) deixando os moradores confusos e desanimados com a situação. Sentindo culpado, e de fato o era, o então vereador rumou ao encontro do político e implorou pela concessão de mais recursos. Sendo então atendido.

O poço foi perfurado com uma vasão de água que deixou todas as famílias locais animadas e aliviadas. Só que a implantação do poço não atendeu todas as exigências técnicas para que a água fosse acessível a todos. Poço perfurado, mas sem mecanismo para bombear a água. Os moradores ficaram retirando á água por meio de equipamentos caseiros improvisados.

A Cáritas Brasileira, entidade da Igreja Católica, compadeceu-se das agruras do povo ali sofrendo de modo escabroso, e concedeu um mecanismo composto por uma roda, que para funcionar é preciso da força humana. Quem não tem braços fortes para girar a engrenagem, fica a espera de um ombro amigo. E este sempre foi um elo que os mantém ali labutando, com as forças próprias e a fé em Deus. Políticos por estas localidades só passam em época de eleição, depois só os cumprimentam de longe.

Na gestão do atual prefeito Mazim, que deixa a prefeitura a partir de 1º de janeiro de 2013, foi cedido aos moradores, material para a construção de uma casa onde futuramente servirá de depósito para uma bomba elétrica, já que o Programa Luz Para Todos do governo federal, já chegou à região. Portanto, foi feita a casa de máquinas, faltando ainda a concluir o piso, reboco e o telhado, este último, parte essencial do imóvel. Os pedreiros e ajudantes, nem sequer foram pagos, mas enfim, o que queriam era uma solução para o problema, e que, no entanto perdura sem ao menos uma satisfação por parte do poder público.

A Defesa Civil do estado do Piauí informou que implantaria a bomba para a retirada de água, mas como não há interesse dos representantes em reivindicar, nada acontece.

Enquanto nenhuma providencia é tomada, os moradores vão usando a força do braço para girar a pesada roda, sendo a maioria deles composta por idosos.

Portanto, fazem um apelo ao estado, vereadores e ao prefeito(Atual/próximo) para que equipe o poço, pois mesmo sendo uma fonte de água salobra, o seu uso para fins domésticos é essencial para as famílias e seus rebanhos, já que a chuva não vem há muito tempo na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES