SEPLAN apresentará o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável

SEPLAN apresentará o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável

Fórum Piauí 2050 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Estado do Planejamento (SEPLAN), Cezar Fortes, convida o(a) senhor(a) ( e os conselheiros municipais do Poder Público e Sociedade Civil), para participarem da apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável ? PDES, durante as etapas regionais do fórum Piauí 2050: "O futuro que a gente quer, no Território de Desenvolvimento Vale do Canindé".

O Evento acontecerá no município de OEIRAS.

Data: 23 de janeiro de 2014 no Cine Teatro - Centro Histórico

Por favor, confirmar recebimento/participação pelo telefone (86) 3221-5338, ou por e-mail: www.planejamentoparticipativopi@gmail.com

Wilson apresentará as potencialidades do Piauí em Oeiras

As potencialidades da região apontadas serão integradas ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Piauí (PDES).

O governador Wilson Martins vai apresentar as potencialidades e as oportunidades de investimentos econômicos do Estado do Piauí, durante o fórum Piauí 2050, o futuro que a gente quer, nesta quinta-feira (23), em Oeiras. Segmentos como o turismo histórico e religioso, a produção de caju, mel e ovinocaprinocultura, além da perspectiva de exploração de minérios e grande potencial energético fazem do território Vale do Canindé, que congrega 17 municípios, estratégico para acompanhar o desenvolvimento do Piauí.

Durante o fórum, onde o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento, vai ouvir da sociedade piauiense que segmentos econômicos devem ser priorizados para o desenvolvimento continuado do Piauí, serão apontadas as potencialidades região e que deverão ser integradas ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Piauí (PDES).

Estudos preliminares feitos pela empresa Diagonal, consultoria responsável pela elaboração do PDES, apontam que a região apresenta oportunidades alinhadas as já apontadas pelos demais territórios, como Arranjos Produtivos Locais (APLs), com fomento à produção de mel, caju e ovinocaprinocultura, projetos culturais pautados no turismo, sendo o território caracterizado como polo histórico e cultural.

Além dos existentes, há setores que podem despontar com destaque ao potencial energético, em específico aqueles caracterizados como renováveis, em especial a energia eólica e também a mineração, com exploração em agrominerais (calcário e fosfato) e os metálicos como ferro, níquel e cobre, sendo ainda necessário investimento em pesquisa básica.

A educação, outra prioridade apontada pela sociedade, é que permeia e dá alicerce em todos os setores econômicos, e a infraestrutura e logística, tendo a ferrovia Meio Norte Brasileira como referencial para integração de todos os territórios do Estado, serão apresentados e entrarão na pauta de discussões.

Fórum Piauí 2050: O futuro que a gente quer



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES