A verdade sobre o programa do tratamento do glaucoma em Valença do Piauí.

A verdade sobre o programa do tratamento do glaucoma em Valença do Piauí.

Em Valença, foram realizadas mais de (415) consultas em um só dia | Welton Ferreira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretario Municipal de Saúde de Valença do Piauí, Walfredo Filho, esteve na companhia da advogada Dra. Rolandia e da Agente Comunitária de Saúde Edna, na cidade de Água Branca-PI, nesta sexta-feira dia (02/03), para tratar diretamente com o Dr. Everson Magalhães, que é auditor do município de Água Branca, para esclarecer a verdade sobre o programa do tratamento do glaucoma de Valença do Piauí. Dr. Everson Magalhães, disse que existem (09) cidades (incluindo Valença do Piauí), sobre a sua supervisão com o programa do glaucoma e que em nenhum momento houve ingerência de qualquer natureza, ou seja, denuncias para paralisar o atendimento aos pacientes de glaucoma. O que realmente aconteceu foi que o Ministério da Saúde solicitou no final de 2011, abertura de auditoria para apurar indícios de irregularidades nos recursos transferidos a estados e municípios, para o tratamento da doença e varias medidas para qualificar a assistência já foram tomadas.

Dr. Everson Magalhães, fez questão de esclarecer que não condiz com a verdade a informação que o programa do glaucoma em Valença do Piauí, tenha sido denunciado, por este ou aquele político e muito menos sendo influenciado por familiares de autoridades a nível de estado, desqualificando qualquer inverdade nesse sentido. Segundo o Dr. Everson Magalhães, o laudo final da auditoria será finalizado nos próximos dias e disse ainda que em Valença, foram realizadas mais de (415) consultas em um só dia, sendo que as consultas e os colírios totalizaram o valor em torno de R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais).

O secretario de saúde Walfredo Filho, disse que o povo de Valença, sabe e conhece a seriedade e o trabalho responsável que a secretaria de saúde, esta fazendo a cada dia para atender as necessidades da população valenciana e que em nenhum momento o Prefeito Alcântara e a secretaria de saúde, iriam se colocar contra um programa tão importante como o tratamento do glaucoma de iniciativa do Ministério da Saúde e sim a favor.

Matéria do portal do Ministério da Saúde em 10/2/2012.

Saúde amplia fiscalização de recursos para o glaucoma.

Por iniciativa do Ministério da Saúde, equipes do Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS) visitam, desde outubro de 2011, unidades que atendem a pacientes portadores de glaucoma. As vistorias foram motivadas por levantamento realizado pelo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas do Ministério da Saúde (Derac), que constatou distorções no pagamento dos atendimentos realizados nos Sistema Único de Saúde (SUS). Com base nas informações apuradas pelo Denasus, o Ministério suspenderá preventivamente o pagamento de R$ 15 milhões referentes às consultas e tratamento de glaucoma faturados a partir de outubro de 2011.

?Esta é mais uma ação realizada pelo Ministério da Saúde para combater o desperdício de recursos públicos e, a partir disso, ampliar e qualificar a assistência à população brasileira pelo SUS? ressalta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com as informações: Welton Ferreira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES