Acusados de homicídios em 2017 e 2021 são condenados a penas de 14 e 12 anos

As decisões foram tomadas após a atuação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 13ª Promotoria do Júri.

Acusados de homicídios em 2017 e 2021 são sentenciados a penas de 14 e 12 anos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os réus Marcos Barbosa da Silva, acusado de matar um caseiro em 2017, e Matheus dos Santos Nascimento, acusado um ex-detento em 2021, foram condenados a penas de 12 anos e 14 anos de reclusão, respectivamente, por homicídio qualificado. O julgamento foi realizado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina. 

As decisões foram tomadas após a atuação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 13ª Promotoria do Júri. Conforme o coordenador do Núcleo das Promotorias de Justiça do Tribunal do Júri (NUPROJÚRI), promotor de Justiça Regis de Moraes Marinho, as condenações refletem o trabalho da equipe do NUPROJÚRI no combate aos crimes violentos no Piauí, junto às Varas do Tribunal do Júri da capital.

CRIME DE 2017

Nesta segunda-feira (27), Marcos Barbosa da Silva foi condenado pelo homicídio de Fernando Geronimo da Silva. O crime aconteceu em 15 de janeiro de 2017, no povoado Campestre, zona rural de Teresina. A vítima trabalhava como caseiro em uma fazenda e teria denunciado furto de porcos na propriedade que, segundo o mesmo, estariam sendo praticados por Marcos Barbosa da Silva, caseiro da fazenda vizinha.

Após registro da ocorrência e abordagem da Polícia Militar para realizar busca, o acusado discutiu com a vítima em um bar. Conforme a denúncia apresentada, Marcos Barbosa da Silva se dirigiu até a fazenda na qual a vítima trabalhava e a atingiu pelas costas com um tiro de espingarda.

Por esse motivo, a juíza do 2º Tribunal do Júri da Comarca de Teresina, Daiane de Fátima Soares Fontan Brandão, fixou a pena de 12 anos em regime fechado por homicídio qualificado por motivo fútil e o réu não poderá recorrer em liberdade.

CRIME DE 2021

Já Matheus dos Santos Nascimento, denunciado pelo MPPI como autor de homicídio qualificado e corrupção de menores majorada, foi condenado no dia 28 de novembro pelo homicídio de Ornandeson Rafael dos Santos Sousa. O crime ocorreu no dia 29 de agosto de 2021 no bairro Vila Operária, zona norte de Teresina.

Segundo a polícia, a vítima já tinha diversas passagens pelo sistema prisional - Foto: Reprodução/Bom Dia Meio Norte

Na ocasião, a vítima, que na época tinha 19 anos, foi atingida por 12 disparos de arma de fogo. Conforme a denúncia, o crime teria sido motivado por atrito entre organizações criminosas, e o réu teria envolvido um menor de idade e um terceiro não identificado, que estariam presentes armados no momento do crime, mas apenas Matheus teria efetuado disparos.

Ao Meionorte.com, na época, o cabo Silva do 9º Batalhão, informou que Ornando era ex-detento e possuía passagens pelo Centro Educacional Masculino. Nós fomos acionados pelo Copom, comparecemos ao local e foi constatado o óbito. Vizinhos comentam que ele já tinha passagens pela polícia e que os pais já aguardavam uma notícia como essa porque ele vivia aprontando. Foram muitos disparos a queima roupa na cabeça”, declarou.

Diante do apurado após a denúncia, a magistrada Daiane de Fátima Soares Fontan Brandão fixou a pena de 14 anos de reclusão para Matheus dos Santos Nascimento, além do pagamento de R$50 mil em reparação à família da vítima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES