Aplicativo mostra onde encontrar combustível mais barato no Piauí

O aplicativo disponível na página da Sefaz-PI também serve para consultar preços praticados pelo comércio em relação a diversos outros produtos

Consumidores podem pesquisar preços de combustíveis no “Menor Preço Brasil” | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) informou, nesta segunda-feira (22), aos consumidores piauienses, que já pode ser consultado o preço dos combustíveis no aplicativo “Menor Preço Brasil”, disponível na página da Sefaz-PI (www.sefaz.pi.gov.br), inclusive com banner de acesso rápido.

“Na tela do celular, o consumidor pode pesquisar o menor preço sobre um determinado produto, a exemplo dos combustíveis, na região em que ele está localizado no momento. Dessa forma, o consumidor ganha tempo, pois já sabe onde adquirir, por exemplo, a gasolina mais barata”, explica o secretário da Fazenda, Emilio Junior.

Esse aplicativo é destinado a fornecer aos consumidores, informações sobre preços praticados pelo comércio varejista, a exemplo de combustíveis, medicamentos, alimentos, vestuários e diversos outros produtos. Em relação aos combustíveis, existe uma aba específica destinada exclusivamente a consultar os preços da gasolina comum, gasolina aditivada, etanol, diesel e gás nacional veicular (GNV). As informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo.

Consumidores podem pesquisar preços de combustíveis no “Menor Preço Brasil” - Imagem: Divulgação

O aplicativo permite ao usuário pesquisar o menor preço de um produto em diversos estabelecimentos que emitem Nota Fiscal. Por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), as informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo. Portanto, no momento que uma nota fiscal é emitida, o aplicativo atualiza os preços, isso possibilita que o consumidor tenha um preço fiel, já que a nota foi emitida e autorizada pela Sefaz.

Consumidores podem pesquisar preços de combustíveis no “Menor Preço Brasil” - Imagem: Divulgação

Desde março de 2020, o Piauí aderiu à plataforma online “Menor Preço Brasil”, desenvolvida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda, e que já conta com a maioria dos estados brasileiros integrados. Esse aplicativo foi de grande utilidade no período mais crítico da pandemia, quando os consumidores o utilizavam para pesquisar os produtos vendidos para prevenção do coronavírus, como álcool em gel, máscaras e luvas.

(Com informações da Sefaz)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES