Aumento recorde: PMT concedeu 36% de reajuste aos professores nos últimos 3 anos

Além desse valor, também foi concedida uma complementação para que a classe auxiliar chegasse ao piso da categoria

Aumento recorde: PMT concedeu 36% de reajuste aos professores nos últimos 3 anos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O investimento em Educação é prioridade na gestão do prefeito Doutor Pessoa. Por isso, nos últimos três anos, os reajustes concedidos somaram 36% de aumento salarial. Esse é o maior percentual da história de Teresina em apenas uma gestão. Em 2022, foi dado reajuste linear de 16% aos professores municipais. Além desse valor, também foi concedida uma complementação para que a classe auxiliar chegasse ao piso da categoria.

AUMENTO DE 15% EM 2023: Em 2023, o reajuste concedido pela Prefeitura foi de 15%. E, neste ano de 2024, o prefeito Doutor Pessoa reajustou o vencimento da categoria em 5% - percentual superior aos 3,62% dados pelo Ministério da Educação. "O piso dos professores da rede municipal de Teresina já é melhor do que o piso dos professores estaduais e federais. Com os reajustes dados nessa gestão, estamos ampliando essa diferença e o salário não é a única coisa que tem melhorado", afirma o secretário de Governo, Michel Saldanha.

REGIMES DE PROGRESSÃO DE CARREIRA: De acordo com ele, além dos aumentos salariais e nas gratificações, a categoria também foi contemplada com regimes de progressão de carreira e mudança de nível. "Isso sem contar com os afastamentos para pós-graduações. Ou seja, estamos investindo tudo que é possível em Educação", completa Saldanha.

RISCOS PARA OUTRAS CATEGORIAS: Nesta semana, a Câmara Municipal de Teresina aprovou um reajuste de 20,8% para os professores - percentual muito acima da capacidade de pagamento da Prefeitura, o que, se concedido, inviabilizará reajustes para outras categorias, além de afetar os concursos públicos em andamento.

"Temos uma força-tarefa na Prefeitura estudando essa questão quanto ao orçamento, capacidade de pagamento e impacto financeiro, e também estamos verificando a constitucionalidade disso. Preliminarmente, sabemos que não temos recursos disponíveis para um reajuste tão alto, pois antes de conceder os 5%, foi feita uma detalhada avaliação e chegou-se à conclusão de que este é o maior percentual que podemos absorver", acrescenta o secretário de Governo.

LIMITE DA RFL: A preocupação da Prefeitura é extrapolar o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que limita as despesas do poder público com a folha de pagamento. Com o reajuste de 20,8%, o impacto estimado é de aproximadamente R$ 10 milhões por mês - R$ 120 milhões por ano.

"A Câmara não levou em consideração o impacto financeiro. Se concedermos esse reajuste, vamos inviabilizar o município. Hoje, já estamos em quase 50% do limite prudencial da LRF. Se ultrapassarmos esse limite, vamos ter que readequar os quadros e poderemos até revogar aumentos já concedidos, reduziríamos os investimentos em outras áreas, como saúde e infraestrutura", alerta o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES