Cena de beijo mais antigo do mundo é do Piauí, diz site de Portugal

A cena do beijo pode ser vista no Sítio Boqueirão da Pedra Furada

Cena do primeiro beijo do mundo registrado há 12 mil anos | André Pessoa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Site português Sapo Viagens publicou matéria sobre o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no Piauí, que tem a maior concentração de figuras rupestres do mundo. A equipe veio ao Piauí a convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Visit Brazil Travel Association (VBRATA). As pinturas retratam o cotidiano das civilizações e uma das que mais chamou a atenção foi a cena do beijo, registrada há mais de 12 mil anos.

Para a equipe, o maior fascínio recai na variedade dos episódios retratados. "Na Serra da Capivara, encontramos registros pré-históricos sobre o quotidiano de quem habitou a terra há mais de 12 mil anos. Se visitar este parque, prepare-se para ver cenas de sexo (incluindo orgias), de partos ou de decapitação, entre tantas outras, como a do amoroso beijo. Há muitas figuras para ver e interpretar que mostram factos curiosos para além das cenas mais habituais – caça e animais", destacou a publicação.

No local, a equipe conta ter encontrado a figura rupestre mais amorosa que já vista. A cena, registrada há mais de 12 mil anos, é uma das grandes atrações do lugar que, entre desfiladeiros e monumentos geológicos, leva o turista a viajar pela história do homem.

A cena do beijo pode ser vista no Sítio Boqueirão da Pedra Furada, cuja escavação iniciou na década de 1970, durante a missão franco-brasileira conduzida pela arqueóloga Niède Guidon, sendo um dos mais populares e surpreendentes, podendo, inclusive, ser visitado durante a noite.

Na serra, a equipe foi conduzida por guias profissionais que cresceram e conhecem a região e que relataram as experiências e fatos históricos do parque, como Marcelo Ribeiro, 40 anos, que levado pela curiosidade, começou a escavar na infância e se formou em Antropologia.

Quem também esteve com a equipe da Sapo Viagens foi o técnico de conservação do parque, Giordanno Macedo, 45 anos. Ele falou à reportagem que se não fosse o parque da Serra da Capivara, estava em apuros. “Eu trabalhava na roça e estava ferrado porque hoje chove menos”, explica.

Um fato que chama a atenção é que os desenhos atravessaram séculos e milênios e, de acordo com o técnico de conservação, os antepassados não tocavam nas pinturas rupestres porque acreditavam que elas eram mal-assombradas. E, mesmo nos nossos dias, os avós diziam isso aos filhos”, explica Giordanno, citando ainda a baixa umidade no semiárido auxilia na conservação da pintura.

A equipe destaca a fauna e a flora, traz indicações do melhor tempo para visitar e conhecer o Parque Nacional Serra da Capivara e também fez referências à produção da Cerâmica da Serra Capivara, localizada no município de Coronel José Dias. A fábrica que produz arte surgiu com o propósito de gerar renda para comunidade local e atualmente, fabrica entre 10 a 15 mil peças por mês. As peças são comercialzadas no formato online e também em lojas físicas, inclusive, uma em Teresina, na Central de Artesanato Mestre Dezinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES