Cinco jornalistas portugueses visitam o Parque Nacional Serra da Capivara

O grupo faz parte da campanha “Bora ali, no Piauí?”, que pretende colocar os pontos turísticos do estado como destinos internacionais

Jornalistas visitaram o Parque Nacional Serra da Capivara | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco jornalistas portugueses visitaram o Parque Nacional Serra da Capivara no último final de semana. O grupo faz parte da campanha "Bora ali, no Piauí?", que pretende colocar os pontos turísticos do estado como destinos internacionais. Essa é uma das ações que envolvem o Projeto Show Case Piauí em Portugal, uma realização do Sebrae no Piauí, com correalização do Governo do Estado e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

A press trip de jornalistas portugueses teve uma imersão no Parque Nacional Serra da Capivara Foto: Ascom 

O grupo teve a oportunidade de conhecer as pinturas rupestres, pedaços de cerâmica de quase 9 mil anos (sendo este fragmento considerado o mais remoto nas Américas) e a Pedra Polida, a mais antiga já encontrada no continente americano, com mais de 9 mil anos de idade.

A viagem  seguiu com uma visita à Cerâmica Serra da Capivara, onde são elaboradas peças artesanais de inspiração rupestre, com técnica de alta temperatura, adornadas com imagens que reproduzem alguns dos milhares de desenhos que se encontram nos paredões do parque. Na sequência, eles visitaram o Museu da Natureza, que relata a história da vida na Terra, com ênfase nas grandes mudanças climáticas pelas quais o planeta passou. 

Os portugueses também realizaram visitas diurna e noturna ao Sítio Boqueirão da Pedra Furada, espaço que é o mais conhecido de todo o parque. Lá foram registrados achados arqueológicos, em escavações que chegaram a quase quatro metros de profundidade em relação a atual superfície do vale, que apontam para vestígios da presença humana, que podem, segundo métodos de datação utilizados, variar de 60 mil a 100 mil anos. Também foram encontrados neste boqueirão artefatos líticos.

A viagem dos jornalistas prosseguiu, no domingo (12), com visitação ao Sitio João Pimenta e à Serra Branca. Neste último local, foi apresentado o Circuito do Canoas da Serra Vermelha, projeto de preservação de áreas que fazem limite com o Parque Nacional Serra da Capivara.

Os profissionais de imprensa também tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do Homem Americano, que fica situado na sede da Fumdham e foi criado para disseminar a relevância do patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos na região. No local, está em exposição uma mostra com os resultados de mais de 40 anos de pesquisas realizadas na região do Parque Nacional Serra da Capivara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES