Cresce o número de motociclistas atendidos, devido acidentes, no HUT

Nos seis primeiros meses de 2023, o HUT recebeu 4.861 vítimas de trânsito, sejam com carros, motocicletas, bicicletas e pedestres

Cresce o número de motociclistas atendidos, devido acidentes, no HUT | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 27 de julho, comemoramos o Dia do Motociclista, uma data que também nos lembra da necessidade de conscientização sobre a segurança no trânsito. Infelizmente, as motocicletas ainda são responsáveis por um número significativo de acidentes em Teresina. Os traumas causados por esse meio de transporte são a principal causa individual de entradas e internações no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que é referência em Traumato-Ortopedia, Cirurgias da Face e Cirurgia Geral na região. A unidade de saúde é frequentemente procurada pelas vítimas de acidentes de trânsito graves ocorridos na área, destacando a importância de medidas e conscientização para tornar as vias mais seguras para todos os usuários.

Nos seis primeiros meses de 2023, o HUT recebeu 4.861 vítimas de trânsito, sejam com carros, motocicletas, bicicletas e pedestres, desse total 87% dos acidentados envolviam motos, quase metade desses pacientes apresentam lesões graves que exigem internação e cirurgias. O perfil das vítimas é quase sempre o mesmo, a maioria (70%) do sexo masculino e numa faixa etária entre 21 e 39 anos. As lesões atingem principalmente estruturas ósseas com fraturas de membros (pernas, braços e quadril) e entre as mais complexas estão os traumas cranianos e torácicos.

Os dados são preocupantes e representam um aumento de 13% em relação à igual período do ano passado, nesse recorte semestral 4.832 cirurgias ortopédicas foram realizadas, grande parte atendendo vítimas de acidentes de trânsito, “É importante que o motociclista entenda o quanto é necessário dirigir com cuidado e atenção, respeitando sinalizações, não pilotar se utilizado bebidas alcoólicas e não esquecer os equipamentos de segurança, a exemplo do capacete. As sequelas, além de físicas, também são emocionais”, lembra Anderson Dantas, médico e diretor geral da unidade.

O HUT é vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), pertencente à Prefeitura de Teresina e presta atendimento 100% gratuito, é especializado no atendimento de casos de urgência e emergência de média e alta complexidade.

 (Com informações da PMT)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES