Crescimento do Aeroporto de Teresina sob liderança feminina e obras de expansão

Além de todo o terminal ser gerenciado por uma mulher, outros importantes setores também têm à frente mulheres

Crescimento do Aeroporto de Teresina sob liderança feminina e planos de expansão | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Aeroporto de Teresina (THE), administrado pela CCR Aeroportos, tem em seu quadro de colaboradores da concessionária, cerca de 35% das funções ocupadas por mulheres, incluindo a gerência-geral. É uma mulher que gerencia todas as atividades do terminal, sejam administrativas ou operacionais, e acompanha todos os setores para garantir o funcionamento com segurança e qualidade aos passageiros. Ingrid Mimoso, Gerente do Aeroporto de Teresina, atua na aviação há oito anos e já passou por aeroportos na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, até chegar no Piauí. 

“Em 2016, marcou o início de uma jornada emocionante e enriquecedora no mundo da gestão aeroportuária, quando recebi o convite para integrar a equipe da empresa responsável pela gestão de três aeródromos na Bahia. Inicialmente, trabalhei nas áreas de suporte e administração financeira. Busquei me capacitar e mergulhei nos estudos para conseguir o certificado da AVSEC (Aviation Security – Segurança da Aviação da ANAC), sendo a base sólida para construção da minha carreira”, conta a gerente.

Motivada a crescer na área, Ingrid foi aprovada em um processo de seleção no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ocupando o cargo de coordenadora AVSEC em 2017. Dois anos depois assumiu o mesmo cargo no Aeroporto de Guarulhos, expandindo ainda mais seu conhecimento no setor. Toda essa experiência foi fundamental para os cargos futuros. 

Sob liderança feminina, Aeroporto de Teresina cresce em número de passageiros e prepara expansão - Foto: Ascom

“Em 2021, recebi o convite para integrar a equipe da CCR, assumindo o cargo de coordenadora de Segurança Prevenção e Emergência de quatro aeroportos, com base em Curitiba. E recentemente fui designada para liderar a equipe do Aeroporto de Teresina, onde fui calorosamente recebida por uma equipe incrível”, descreve.

Sob a liderança de Ingrid, o Aeroporto de Teresina registrou crescimento de 16% no número de passageiros em 2023. Ela também lidera o time do aeroporto para adequar a rotina do terminal às obras que a CCR está realizando para expandir o aeródromo, viabilizar mais opções de voos e promover mais conforto aos passageiros, algo esperado pela população há muito tempo. 

SUPERVISORAS DO AEROPORTO 

Além de todo o terminal ser gerenciado por uma mulher, outros importantes setores também têm à frente mulheres que desempenham suas funções com competência. Uma delas é a Supervisora de Operações, Rafaella Lima, que trabalha há 7 anos na aviação e relata como entrou nesse ramo. “Entrei na aviação em 2017 como agente de uma companhia área no Aeroporto de Imperatriz, no Maranhão. De lá pra cá consegui duas promoções até ter a oportunidade de participar da seleção em Teresina e ser aprovada para a função de Supervisora”, conta Rafaella.

Sob liderança feminina, Aeroporto de Teresina cresce em número de passageiros e prepara expansão - Foto: Ascom

No cargo de supervisora, ela desempenha papel importante para o andamento dos processos. “Fiscalizo as operações de pátio, equipes de limpeza e dos agentes de atendimento, tornando a função como um elo comunicador entre todas as áreas, principalmente agora no contexto das obras. E apesar de nos depararmos com preconceito por sermos mulheres na aviação, trago para mim como um desafio a ser vencido”, expressa a supervisora.

Já Thaysi Aguiar, que já foi agente de Segurança, Prevenção e Emergência e hoje também ocupa um cargo de liderança como Supervisora de operações, destaca que quer inspirar mulheres a entrarem cada vez mais na aviação. “Gerir as equipes de trabalho desde fiscais de pátio e agentes de atendimentos para garantir o sucesso dos processos é parte importante da minha função. Infelizmente, ainda incomum ter mulheres nessa área, mas penso que sou um exemplo para inspirar outras mulheres. Temos uma rotina muito corrida, mas nada é mais prazeroso do que ter orgulho de onde chegamos”, declara Thaysi.

Sob liderança feminina, Aeroporto de Teresina cresce em número de passageiros e prepara expansão - Foto: Ascom

ÁREA DE SEGURANÇA DO AEROPORTO

Outro setor essencial para a segurança dos aeroportos é o Safety, que também é chefiado por uma mulher. “Quando eu digo que trabalho no aeroporto, já questionam se eu sou comissária e com orgulho digo que trabalho com gestão da segurança das operações”, explica Lanna Lorena Cardoso, Analista de Safety do Aeroporto de Teresina, que já trabalhou por nove anos em uma companhia aérea, quando se identificou com auditorias e treinamentos.  

Há dois anos assumiu a liderança do Safety, área fundamental para garantir a segurança operacional nos aeroportos. “O compromisso do Safety é com a segurança da aviação. É um processo de melhoria continua, mitigação de riscos, treinamentos, campanhas educativas dentro e fora do terminal, inspeções, auditorias, gerenciamento de mudanças e divulgações de procedimentos”, descreve Lanna.

Sob liderança feminina, Aeroporto de Teresina cresce em número de passageiros e prepara expansão - Foto: Ascom

MENSAGEM PARA AS MULHERES 

Ingrid Mimoso também conta que para chegar ao cargo que ocupa hoje foi desafiador. “Minha jornada foi marcada por desafios e conquistas, mas sempre encontrei apoio em colegas e amigos que me impulsionaram a alcançar meu potencial. Deixar minhas raízes e percorrer diferentes regiões do país não foi fácil, mas cada passo foi recompensador”, declara a gerente que também deixa uma mensagem para todas as mulheres.

“No dia a dia, não me deixo intimidar pelo cenário predominantemente masculino da gestão aeroportuária. Acredito firmemente que a competência não tem gênero e estou cercada por profissionais inteligentes e dedicados, independentemente do sexo. Neste Dia Internacional da Mulher, minha mensagem para todas as mulheres é de coragem e autoconfiança. Acreditem em si mesmas, invistam em seus sonhos e jamais subestimem seu potencial. Com determinação e perseverança, os frutos de nosso trabalho certamente florescerão”, explana a gerente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES