Criminoso é preso por aplicar “golpe do cheque” em Teresina e no DF

O acusado foi preso na cidade de Esperantina, no Norte do Piauí, nesta segunda (08). Ele cooptava as vítimas nas redes sociais e negociava a comercialização dos veículos pessoalmente.

Francisco das Chagas Carvalho Brito | Divulgação/Polícia Civil do Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um criminoso identificado como Francisco das Chagas Carvalho Brito, de 55 anos de idade, foi preso nesta segunda-feira (08) em cumprimento a mandado de prisão preventiva sob acusação de aplicar o "golpe do cheque" na compra e venda de veículos em Teresina, Capital do Piauí, assim como no Distrito Federal. Ele foi preso na cidade de Esperantina, no Norte do Piauí. Até o momento, a Polícia Civil do Piauí identificou pelo menos 5 vítimas do estelionatário.

MODUS OPERANDI: conforme as informações relatadas pela delegada Amanda Bezerra da 3ª Delegacia Seccional de Teresina ao MeioNews.com, o criminoso agia cooptando as vítimas por meio das redes sociais e depois negociava a comercialização de veículos pessoalmente, a fim de averiguar o estado de conservação dos bens e ludibriar as vítimas a entregar o automóvel, com o pretexto de transferências bancárias com valores bloqueados, modalidade conhecida como "golpe do cheque" ou "envelope em branco".

VÍTIMAS NO PIAUÍ E NO DF: ainda conforme a delegada Amanda Bezerra, o criminoso se apresentou às vítimas usando de diversos nomes falsos. As investigações capitaneadas pela Polícia Civil do Piauí identificaram até o momento pelo menos quatro vítimas em Teresina e outras no Distrito Federal. Além disso, ele também era procurado pela Justiça do Distrito Federal pela prática de crimes de furtos e violência doméstica.

PROVIDÊNCIAS: diante do cumprimento do mandado de prisão preventiva, o criminoso está à disposição da Justiça do Piauí, para adoção das medidas cabíveis ao caso. A princípio, ele deve responder pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES