Desafio Liga Jovem está com inscrições abertas até 7 de junho

Iniciativa do Sebrae será apresentada para gestores de instituições de ensino e professores do Piauí na próxima segunda-feira, 1º de abril, em evento em Teresina

Inscrições para o Desafio Liga Jovem vão até o dia 7 de junho. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, apresentará, na próxima segunda-feira (01), a 2ª edição do Desafio Liga Jovem, competição de caráter educacional, que está com inscrições abertas até 7 de junho. A competição é voltada para estudantes do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental, de todas as séries do Ensino Médio, do Ensino Profissional (Técnico) e do Ensino Superior (Graduação ou Tecnólogo).

COMPETIÇÃO: O objetivo é promover uma disputa entre equipes, que terão o desafio de resolver um problema de suas escolas e/ou comunidades, sendo protagonistas de mudanças em sua realidade. As soluções devem utilizar tecnologia, seja ela digital (site, redes sociais, apps, jogos) ou analógica (formas de produção, metodologias).

“O Desafio Liga Jovem é a maior competição de empreendedorismo tecnológico para estudantes do Brasil. É uma iniciativa que vai muito além de uma competição, é uma oportunidade para aprender mais sobre inovação, tecnologia e metodologias ativas, e desenvolver competências empreendedoras, que farão a diferença no futuro profissional desses jovens. Além disso, a cada fase do desafio, que inclui etapa estadual, serão reconhecidos o esforço e a criatividade dos participantes por meio de premiações, que vão desde notebooks e celulares até viagem internacional. Esperamos contar com a ampla participação dos estudantes piauienses, que devem conquistar lugar de destaque no desafio, reforçando a relevância da cultura empreendedora no nosso Estado”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

QUEM PODE PARTICIPAR? Podem participar da competição, estudantes regularmente matriculados em 2024, em cursos autorizados pelo MEC, de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes deverão formar equipes de no mínimo dois e no máximo cinco integrantes e mais um professor orientador.

As equipes serão divididas em quatro categorias, de acordo com o nível de escolaridade dos participantes: Imagina (8º e 9º Anos), Cria (Ensino Médio), Inspira (Educação Profissional) e Avança (Educação Superior).

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis, até 7 de junho, no site www.desafioligajovem.com.brNesse endereço eletrônico também pode ser acessado o regulamento da competição.

ETAPAS DA COMPETIÇÃO

O Desafio Liga Jovem contará com cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional.

O Esquenta nas Redes: é uma campanha de engajamento, que acontecerá ao longo do período de inscrições, com diversas missões, valendo prêmios para estudantes, orientadores e escolas. Entre os prêmios estão celulares, smartwatches e vale compras. Esta etapa é opcional e não conta pontos para o Desafio Liga Jovem.

A Virada Empreendedora: será uma maratona de conteúdo sobre Inovação, Tecnologia e Metodologias Ativas para apoiar os estudantes no aprimoramento de suas competências empreendedoras e dar suporte às equipes no desenvolvimento de seus projetos. Após a virada, as equipes devem gravar um vídeo de até 5 minutos, apresentando o projeto elaborado. Os 24 melhores projetos de cada Estado passarão para a etapa Estadual.

Na etapa Estadual: as equipes selecionadas apresentarão seus projetos, de forma on-line, para uma banca de jurados. Serão 4 bancas por estado, para definir a equipe vencedora de cada categoria, cujos integrantes receberão vale compras no valor de R$ 500,00. Essas equipes seguirão para a etapa Regional.

Na etapa Regional: os vencedores de cada Estado apresentarão seus projetos para uma nova banca de jurados, também de maneira remota. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem para participar presencialmente da etapa Final, além de um celular de última geração para cada participante e para o orientador.

A etapa Nacional ou Missão Técnica Nacional: contará com a participação de 20 equipes e acontecerá em uma das capitais tecnológicas do Brasil. As cinco equipes de cada categoria irão apresentar pitches para uma banca de jurados, de forma presencial, tendo a oportunidade de destacar o potencial de seus projetos.

Os projetos serão avaliados com base em cinco critérios: Entendimento do Público-Alvo, Criatividade e Inovação, Impacto no Dia a Dia da Comunidade, Sustentabilidade Financeira e Protótipo.

PRÊMIOS: A equipe vencedora ganhará uma Missão Internacional de até 10 dias, além de um notebook para cada um dos participantes e para o professor orientador. No segundo lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch. No terceiro lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um tablet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES