Dezembro Vermelho alerta para aumento de casos de AIDS em jovens no Piauí

A campanha discute a situação do HIV/Aids no estado e divulga informações de prevenção, diagnóstico e tratamento

Avalie a matéria:
Dezembro Vermelho alerta para aumento de casos de AIDS em jovens no Piauí | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) dá início a programação Dezembro Vermelho, mês de mobilização de luta contra o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

A campanha discute a situação do HIV/Aids no estado e divulga informações de prevenção, diagnóstico e tratamento. Em 2023, a ação será voltada prioritariamente ao público jovem, tendo em vista a alta de casos de HIV/Aids nesta população. 

Considerando os dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Piauí registrou de 3.279 de casos de AIDS em adultos entre 2015 e 2023. Desse total, 49% eram pessoas com 20 a 34 anos e 74% homens. Neste sentido, Karina Amorim, coordenadora de IST’s da Sesapi, ressalta a importância de debater o assunto. 

“É necessário discutir junto à sociedade a situação do HIV/Aids e divulgar informações de prevenção, diagnóstico e tratamento”, frisou.

Durante o Dezembro Vermelho, será intensificada a transmissão de informações sobre o HIV/Aids e realização de testes rápidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios.

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES