Ex-gerente do BNB, advogado e amigo são assassinados a facadas no Ceará

As vítimas estavam em uma confraternização em uma casa no distrito de Rafael Arruda, em Sobral, no interior do Ceará, quando aconteceu o crime.

Anastácio Arruda, Raimundo Arruda e o amigo Manoel Procópio | Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-gerente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) de Piripiri, Anastácio Amorim Arruda, o seu irmão, o advogado Raimundo Nonato Arruda e um amigo, Manoel Procópio, foram assassinados a facadas na noite desta segunda-feira (25), durante uma confraternização em uma casa no distrito de Rafael Arruda, em Sobral, no interior do Ceará. Anastácio morava na cidade piauiense há 27 anos.

Conforme testemunhas, outras três pessoas que também estavam na residência conseguiram fugir e não foram feridas. O local pertencia a Raimundo Arruda, e estava havendo uma confraternização quando aconteceu o crime que resultou na morte de três pessoas.

O Meionorte.com apurou que um homem, identificado pela polícia como Antônio Carlos Batista, de 41 anos, apareceu armado e em uma bicicleta e desferiu os golpes de faca contra o advogado Raimundo Arruda. No momento, o ex-gerente Anastácio Arruda e Manoel Procópio tentaram intervir, mas foram feridos pelo rapaz. 

Anastácio Arruda, Raimundo Arruda e o amigo Manoel Procópio | Foto: ReproduçãoApós o crime, o suspeito fugiu do local e deixou cair uma mochila, que dentro tinha uma bomba de pneu de bicicleta, uma garrafa com cachaça e outra com um líquido que parecia ser gasolina, conforme relatou testemunhas que também participaram da confraternização. 

A Polícia Militar e da  Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas e realizaram diligências. As três vítimas chegaram a ser socorridas e encaminhadas ao Hospital Municipal Carlos Jereissati (HMCJ), em Mucambo, mas não resistiram aos ferimentos e morreram na Unidade. 

Um cantor que estava animando a confraternização relatou que todos estavam “cantando, se divertindo”, quando o suspeito chegou no local, se sentou isolado e em seguida partiu contra as vítimas. O cantor Arnaldo Ribeiro Santana disse ainda que não conhecia o rapaz.

"Estávamos lá, cantando, se divertindo. O menino [Anastácio Arruda] parece que já ia embora. Então, esse rapaz chegou. Para mim, ele é um desconhecido. Ele chegou, sentou na última coluna que divide o alpendre e, do nada, veio e pegou o [Raimundo] Nonato por trás, deu uma gravata nele e começou a desferir os golpes", detalhou o cantor Arnaldo Ribeiro Santana à TV Verdes Mares.

"Quando ele começou a golpear o senhor Nonato eu já me evadi pedindo socorro, saí gritando. Ele foi com uma velocidade muito grande, foi muito rápido. Quando eu voltei ele já estava se evadindo", falou Arnaldo Santana ao Sobralense.

Raimundo Nonato Arruda era procurador adjunto na Prefeitura de Graça, a qual divulgou uma nota de pesar pela morte do profissional. Segundo a assessoria do líder municipal, o advogado era um “homem íntegro, de boa índole”.

Prefeitura de Graça | Foto: Redes Sociais

“É com grande pesar que noticiamos a morte do Procurador Adjunto Nonato Arruda. Homem íntegro, de boa índole, com atitude de correição e humano. Que o Pai de todos o receba com braços abertos”, diz a nota da prefeitura.

A Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção Sobral também se manifestou lamentando a morte do advogado e decretou luto oficial de três dias. Em nota, a OAB disse que “se une aos familiares e amigos para oferecer seu apoio”.

“A Ordem dos Advogados do Brasil - Subsecção Sobral expressa sua mais profunda solidariedade e votos de pesar pelo falecimento do estimado Advogado, Dr. Raimundo Nonato de Arruda (OAB/CE 14732), que também era tio dos Advogados, Dra. Larissa de Arruda e Dr. Tales de Arruda. Neste momento de imensa tristeza, a Ordem se une aos familiares e amigos para oferecer seu apoio e decreta LUTO OFICIAL por três dias, em homenagem à memória e contribuição do Dr. Raimundo Nonato Arruda para a advocacia e comunidade local”, diz a nota.

OAB de Sobral decretou luto de três dias | Foto: Redes SociasANASTÁCIO ARRUDA

Anastácio Amorim Arruda nasceu em Rafael Arruda, distrito de Sobral-CE. Em 1979 assumiu o seu primeiro emprego no INANPS - Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, em Fortaleza - CE, onde trabalhou durante três anos, saindo do INANPS e assumindo função no Banco do Nordeste do Brasil S/A, no ano de 1982, na cidade de Imperatriz - MA, onde viveu durante oito anos. 

De lá, foi para a cidade de Baturité - CE, onde passou um ano, retornando em 1990 para Fortaleza. Em 1996, ele foi para Piripiri - PI, onde permaneceu por 27 anos e desempenhou a função de gerente administrativo da agência do BNB. Anastácio era casado com Cláudia Ribeiro Martins Arruda. O bancário cursou Estudos Sociais e Direito Penal na Universidade Estadual do Piauí - UESPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES