Expoapi: 5º dia é marcado por vaquejada, shows e leilão da Fazenda JM

A Expoapi 2023 acontece entre 03 e 10 de dezembro, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde e espera a circulação de 300 mil pessoas durante oito dias.

5º dia é marcado por vaquejada, shows e leilão da Fazenda JM | Saymon Lima / Portal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (07), véspera de feriado, o parque de exposições Dirceu Arcoverde cumpriu mais uma programação da 72º edição da tradicional Exposição Agropecuária do Piauí, a Expoapi. Para quem curte o cangaço, o evento foi marcado por muita exposição de animais, leilões, produtos a vendas, shows gratuitos e até vaquejadas, com premiação de até R$ 255 mil.

No quinto dia de Expoapi, aconteceu o tradicional Leilão da Fazenda JM, que chegou à sua 12ª edição. Na ocasião, tourinhos, bezerras, novilhas e matrizes de alta qualidade estiveram na exposição de apostas. O leilão foi realizado sob o comando do deputado estadual João Mádison e do médico João Mádison Filho.

“Estamos aqui no 12º Leilão J.M. Nós somos hoje os maiores criadores de gir leiteiro do Nordeste. Isso nos fortalece para continuarmos fazendo a nossa marca e fazendo o melhor. Para quem quiser adquirir tourinhos ou vacas que fazem leite, é no Leilão J.M. E amanhã nós vamos ter também um grande leilão. São fazendas parceiras e quem adquirir não vai se arrepender. O Nelore é carne, o gir leiteiro e o girolando é leite. Então a Fazenda J.M. faz as coisas acontecendo até agora no estado”, enfatizou o deputado estadual João Mádison.

Vaquejada | FOTO: Saymon Lima

A Expoapi conta com mais de 400 expositores de animais das mais diversas espécies e raças, dentre equinos, bovinos, caprinos e ovinos. A expectativa é que até o final do evento haja um faturamento de quase R$ 100 milhões. Além dos leilões, acontece também a tão famosa vaquejada, que reúne competidores de vários lugares.

"É muita premiação. Aqui a gente está distribuindo mais de 245 mil reais em prêmios. Uma premiação assim, nunca vista aqui no circuito, completando dez anos agora. A gente envolve a categoria profissional, armadura avançada, aspirante, aspirante light, master, feminino também. E o cronograma é a classificação até sábado", explicou Luan Leite, diretor de circuito da AVAPI.

Luan Leite ainda destacou que no último dia de Expoapi, domingo (10), acontecerá a disputa final da vaquejada, onde sairá o "campeão dos campeões". O evento ainda vai contar com a presença dos cantores Bil Coimbra, Thiaguin e o fenômeno do forró-piseiro João Gomes.

"Domingo tem a disputa do campeão dos campeões aqui, com as melhores duplas do circuito", completa o diretor de AVAPI.

O leilão foi realizado sob o comando do deputado estadual João Mádison e do médico João Mádison Filho | FOTO: Saymon Lima

E se engana quem pensa que Vaquejada é só para "adultos". A Expoapi também é um local para ensinar e transmitir conhecimento e experiências de pai para filho. Quem não perdeu tempo foi o senhor Raimundo Nonato, morador do bairro Vila Irmã  Dulce, zona Sul de Teresina, que trouxe o seu filho para seguir a hierarquia. 

"É aquela coisa, de geração em geração, de pai para filho. A gente sempre gostou de vaquejada, assistir com o pai da gente. E hoje eu trouxe o meu filho, e ele está gostando também, até porque a gente já mexe com cavalo, nós temos, e logo, logo, fé em Deus, ele estará na pista também."

Leilão da Fazenda JM | FOTO: Saymon Lima

Por fim, o quinto dia de Expoapi contou com a presença de políticos piauienses e nomes locais. O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, compareceu e falou ao MeioNorte. Segundo ele, o evento é um espaço para a família, onde “tem segurança e respeito”, e que “nós devemos sempre ir quando tiver oportunidade”.

“Estou aqui na Expoapi, uma festa grandiosa que tem comercialização a todos os gostos, uma festa democrática, uma festa que tem esse respeito mútuo entre as pessoas. Portanto, eu quero deixar aqui meu abraço para o portal, meu abraço para aqueles que frequentam esta feira agropecuária, aos amigos que estão aqui comigo e ao povo de modo geral. Esse é um lugar de se vir com a família, tem segurança, tem respeito, este é o lugar que devemos sempre vir quando tiver oportunidade”, enfatizou o prefeito de Teresina.

Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa | FOTO: Saymon Lima

Além dos negócios, envolvendo o rebanho piauiense e dos grãos produzidos no Estado, o evento também contou com grandes atrações musicais, como: Anderson Rodrigues, Diego Facó, Thiaguin e a baiana Solange Almeida, que divertiu o público com muito forró, pizeiro, pagode e brega.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES