Governador Rafael Fonteles inaugura etapa final da obra de duplicação da BR-316

Serviços incluem facilitação como calçadas em concreto nas laterais com rampas de acessibilidade, faixa de pedestres em pontos estratégicos e sinalização vertical e horizontal

Governo inaugura etapa final da obra de duplicação da BR-316 | Gabriel Paulino/Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles entregou, nesta terça-feira (1°), a etapa final da obra de duplicação da BR-316, no trecho urbano da cidade de Teresina. No total, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) duplicou 8,42 km da via, o que melhorou o acesso na saída sul da capital, com investimentos de R$ 89.123.185,32. A obra foi entregue por etapas e o fluxo de veículos está liberado desde o ano passado, mas faltava apenas a pavimentação de um pequeno trecho correspondente ao local onde funcionava o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 Agora, os serviços restantes foram finalizados na gestão do governador Rafael Fonteles, que incluem ainda mecanismos de facilitação como calçadas em concreto nas laterais com rampas de acessibilidade, faixa de pedestres em pontos estratégicos e sinalização vertical e horizontal, além de duas passarelas para contribuir com a segurança no trajeto de moradores.

 Governo inaugura etapa final da obra de duplicação da BR-316 - Fotos: Gabriel Paulino

Ao todo, a obra contemplou a construção de duas vias principais, duas vias marginais, iluminação em led, urbanização e ainda três viadutos que interligam e facilitam a vida de quem mora na região (bairro Angelim, Porto Alegre e Vila Irmã Dulce).

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, lembrou que a obra já havia sido inaugurada parcialmente, mas só agora foi finalizada em sua totalidade. Ele também reforçou que os recursos utilizados são oriundos do próprio tesouro estadual. 

"É uma obra que teve inaugurações parciais, mas agora é a inauguração total dessa duplicação de uma saída importante de Teresina, na BR 316, em direção ao Sul do Estado, a Demerval Lobão. É uma obra de R$ 89 milhões feita com recursos do Governo do Estado e depois ela prossegue com a duplicação até Demerval, que aí sim é com recursos federais" disse o governador.

"Essa que estamos inaugurando é a que vai até alguns quilômetros após o posto da PRF. Agora, temos cerca de 9 km duplicados dentro da cidade de Teresina por isso foi uma obra demorada, porque tivemos que fazer desapropriações, três viadutos, algumas passarelas, toda a sinalização, urbanização" finalizou.

 Governo inaugura etapa final da obra de duplicação da BR-316 - Foto: Gabriel Paulino

Para o diretor-geral do DER, Leonardo Sobral, a intervenção representa um impacto significativo na mobilidade urbana e garante melhor trafegabilidade na entrada e saída da cidade para o sul do Piauí. 

“Temos um grande fluxo de pessoas e veículos naquela região da nossa cidade, por ser uma área comercial, com lojas e empresas de veículos automotores, e também residencial. Além disso, é considerado uma via rodoviária de entrada e saída da capital, rumo ao sul, ligando outros municípios e estados vizinhos”, destaca o gestor.

Leonardo Sobral completa que a duplicação era algo mais do que necessário, “pois garante a segurança dos moradores da cidade, facilitando o deslocamento, sobretudo em horários cruciais. Para além dessa melhoria, a obra proporciona um impacto altamente positivo, já que diminui consideravelmente o tempo de passagem pela cidade, facilitando o escoamento, transporte de cargas e de passageiros”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES