Hemodiálise: Vigilância Sanitária coleta amostras de água para análise

As coletas já foram realizadas nas clínicas de Teresina, Campo Maior, Piripiri e São Raimundo Nonato

Hemodiálise: Vigilância Sanitária coleta amostras de água para análise | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está conduzindo a coleta de amostras de água utilizada nas 15 clínicas de hemodiálise localizadas no estado, abrangendo tanto a capital quanto o interior. Esse processo está sendo realizado por fiscais especializados da Divisa, que estão coletando as amostras e enviando-as para análise no Laboratório Central do Piauí (Lacen)

A Divisa recebe regularmente os relatórios de monitoramento da água realizados pelas clínicas licenciadas pela Vigilância Sanitária do Estado, em uma base mensal. No entanto, devido à importância crucial da eficácia do tratamento, o Governo do Estado reforça a análise desses relatórios, a fim de garantir uma assistência de qualidade aos pacientes que dependem desses serviços, reduzindo os riscos inerentes associados à insuficiência renal.

A segurança do paciente é fundamental quando se trata da qualidade da água utilizada nos tratamentos de hemodiálise. A utilização de água inadequada para esse fim pode acarretar sérios riscos à saúde dos pacientes. Por isso, é necessário realizar um monitoramento constante e análise da água utilizada, a fim de garantir que ela atenda aos padrões de segurança exigidos. 

As coletas já foram realizadas nas clínicas de Teresina, Campo Maior, Piripiri e São Raimundo Nonato. “Na próxima semana retomaremos as fiscalizações nas outras clínicas. Importante ressaltar, que toda coleta é feita na presença do responsável pelo estabelecimento para que não restem dúvidas sobre o procedimento realizado”, enfatizou a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

(Com informações da Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES