Interpi inicia processo de regularização fundiária no Assentamento Macambira

O assentamento é um símbolo da luta pela terra e pela dignidade no campo.

Avalie a matéria:
Interpi inicia processo de regularização fundiária Assentamento Macambira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma extensão de mais de 16 mil hectares e abrigando cerca de 4 mil famílias, o Assentamento Macambira, localizado em Batalha, é considerado um dos maiores da América Latina. Diante disto, o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) deu início a etapa de regularização fundiária no local. O assentamento é um símbolo da luta pela terra e pela dignidade no campo.

Por que isso é importante? A regularização fundiária é um passo para garantir a segurança jurídica das famílias que há anos vivem e trabalham nestas terras. Além disso, é uma medida que visa promover o desenvolvimento sustentável da região, possibilitando o acesso a políticas públicas, crédito agrícola e outros benefícios essenciais para a melhoria da qualidade de vida no campo.

"A regularização fundiária é um compromisso do Governo do Estado com a justiça social e com o fortalecimento da agricultura familiar. Estamos empenhados em garantir a segurança jurídica dessas famílias, proporcionando-lhes acesso a políticas públicas e oportunidades de desenvolvimento", destacou o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante.

Os trabalhos planejados pelo Interpi começaram nesta terça-feira (16), com a mobilização de três equipes especializadas, compostas por engenheiros agrimensores, cadastradores e topógrafos. Cada equipe é encarregada de realizar o georreferenciamento e o cadastramento das famílias que residem nos seis setores que compõem o assentamento.

“O processo, sem dúvida, representa um marco histórico para o Assentamento Macambira e para todo o estado, sinalizando um novo horizonte de oportunidades e progresso para as famílias do campo." reforça o diretor.

Interpi inicia processo de regularização fundiária Assentamento Macambira./Foto: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES