Justiça Itinerante discute parceria para retificação de registro civil

O foco em uma parceria que visa à realização de um mutirão de retificação de registro civil de pessoas adultas transgêneros.

Justiça Itinerante discute parceria para de retificação de registro Civil. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça itinerante realizou uma reunião com o foco em uma parceria que visa à realização de um mutirão de retificação de registro civil de pessoas adultas transgêneros, nesta terça-feira (04), com a Defensoria Pública do Estado do Piauí e representantes das entidades Matizes, Coletivo 086 e Mães da Resistência, que trabalham com ênfase na defesa de Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais (LGBTQIAPN+). 

De acordo com Lucicleide Pereira Belo, juíza em exercício da Justiça Itinerante, a importância de discutir o assunto é fundamental o trabalho da Justiça na contribuição para a garantia dos direitos das minorias. “Além de atender a um anseio da comunidade transgênero, projetos como esse contribuem para o fortalecimento da cidadania e o combate à discriminação”, disse a magistrada.

Justiça Itinerante discute parceria para de retificação de registro Civil./Divulgação

Durante a ocasião, a defensora pública Patrícia Monte pontuou a necessidade dos órgãos públicos reafirmarem o seu comprometimento em continuar avançando na garantia dos direitos das pessoas transgênero, abrindo caminhos para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

A superintendente da Justiça Itinerante do TJPI, Vanessa Brandão, ainda destacou que a parceria soma esforços no avanço da luta pela igualdade de gênero e reconhecimento da identidade de gênero. Ela ainda ressalta que a pauta é batstante discutida visando trazer respeito a todas as pessoas. 

"O Judiciário está atento às demandas da comunidade transgênero, buscando garantir a dignidade e o respeito a todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero. Iniciar as discussões acerca de um mutirão que envolva também esses casos é um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou Vanessa Brandão.

Registro Civil 

Em 2022, a Lei 14.382 alterou o artigo 56 da Lei de Registros Públicos para permitir que qualquer pessoa maior de idade (não só os transgêneros), a qualquer tempo, requeira a mudança do prenome, independentemente de justificativa e de autorização judicial – direito que antes, em regra, só podia ser exercido no prazo de um ano após a maioridade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES