Mães dormem em fila para conseguir matricular filhos em creche da zona Norte de Teresina

Em resposta, Semec afirma que vai abrir uma nova turma para 25 alunos no Cmei Amélia Bevilaqua

Mães dormem em fila para conseguir matricular filhos em creche da zona Norte de Teresina | (Foto: Redes sociais)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mães e responsáveis por crianças que buscam vaga no Centro Municipal de Educação Amélia Bevilaqua, na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, estão na fila desde domingo (14) para matricular os estudantes.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Teresina, as matrículas na rede municipal de ensino da capital começaram na segunda (15), e o CMEI disponibilizou 125 vagas para três turmas do Maternal II. Por conta da alta procura, cerca de 30 mães decidiram dormir na calçada da instituição para conseguirem realizar as matrículas.

Mães dormem em fila para conseguir matricular filhos em creche da zona Norte de Teresina (Foto: Redes sociais)

Em resposta, a Secretaria anunciou a abertura de uma nova turma com 25 vagas. As vagas do CMEI foram disponibilizadas na última segunda-feira (15), preenchidas conforme procura e critérios do edital no site da secretaria. A diretora do CMEI Amélia Bevilaqua, Luciana Magulas, lamentou não poder acolher todas as mães, frisando a necessidade de cumprir a quantidade correta.

“São muitas pessoas, é uma região que tem muitas crianças, mas infelizmente não podemos colocar todas as crianças que as mães solicitam aqui, temos que cumprir a quantidade correta”, falou.

Este ano, as novas matrículas são virtuais em 155 unidades de ensino. Interessados devem acessar o Sistema de Gerenciamento de Matrícula (SIGMA) Online, com a primeira etapa destinada à Educação Infantil de segunda (15) a sexta (19).

Nota da Semec

Sobre o vídeo compartilhado em redes sociais, mostrando mães na calçada do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Amélia Bevilaqua, localizado na região da Santa Maria da Codipi, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), esclarece que o Cmei disponibilizou um total de 125 vagas, com matrículas presenciais para três turmas do Maternal II.

As vagas foram disponibilizadas na última segunda-feira (15), sendo preenchidas, conforme procura e seguindo os critérios que constam no edital publicado no site da secretaria.

Ocorre que as vagas do Cmei, não atendem a demanda. “Não temos como atender todos que nos procuram. O Cmei é pequeno. Explicamos para muitos pais e mesmo assim insistem e não querem procurar vagas em outras unidades”, explicou a diretora Luciana Magulas.

A região da Santa Maria da Codipi, conta com mais três Cmeis: Santa Maria da Codipi, Parque Firmino Filho e Parque Wall Ferraz.

De acordo com a gerente de Ensino Infantil da SEMEC, uma nova turma para 25 alunos estará sendo aberta para a comunidade no Cmei Amélia Bevilaqua. “ Estaremos divulgando os horários para recebimento das Senhas que serão para atendimento aos pais e/ou responsáveis, através da secretaria da Unidade de Ensino. Desta forma, o Cmei Amelia Bevilaqua estará recebendo em 2024, um total de 150 novos alunos do Maternal II”, ressaltou a diretora.

Para os pais que não conseguiram vagas nesta Unidade de Ensino, a Prefeitura de Teresina, através da SEMEC, recomenda se dirigir até outro Cmei disponível naquela região da Santa Maria da Codipi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES