Motoristas de aplicativo paralisam por melhores condições de trabalho

Protesto visa o fim das taxas abusivas e a garantia de benefícios e segurança para os profissionais do setor

Avalie a matéria:
Motoristas de aplicativo paralisam atividades nesta segunda-feira (15) | Divulgação/Whatsapp
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (15), motoristas de aplicativos em todo o Brasil realizam uma paralisação de 24 horas, conhecida como "day-off", em forma de protesto contra as condições de trabalho impostas pelas empresas de aplicativos. A manifestação teve início às 4h da manhã de hoje e deve se estender até as 4h desta terça-feira (16). 

Os motoristas de aplicativos reivindicam o fim da cobrança de taxas consideradas abusivas pelas empresas que operam o serviço e aprimoramento da operacionalização das corridas.

Em Teresina, capital do Piauí, os motoristas se concentraram em locais estratégicos para chamar a atenção das autoridades e da população. Condutores de veículos se uniram na Avenida Zequinha Freire e no balão do bairro São Cristóvão, na zona Leste, e na Avenida Miguel Rosa, na zona Sul. Além disso, também houve uma breve paralisação na Ponte da Primavera, localizada na zona Norte da cidade. O movimento provocou congestinamentos no sentido Leste. 

Balão do São Cristóvão | Av. João XXIII (Foto: Divulgação/Whatsapp)

Segundo o presidente da Cooperativa de Motorista por Aplicativos em Teresina, Érico Luiz dos Santos, a categoria demanda do poder público a concessão da isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o aumento no valor mínimo das corridas, atualmente em torno de R$ 6, para pelo menos R$ 10, e uma revisão no valor pago por quilômetro rodado.

Outra questão defendida é a implantação de plataformas de embarque e desembarque nos pontos mais movimentados de Teresina. Eles reclamama da falta de projetos de mobilidade urbana que contemplem motoristas e entregadores de delivery.

"A situação é degradante pela falta de apoio, segurança e pela forma que esses profissionais são tratados. Motoristas e entregadores não conseguem arrecadar o suficiente para cobrir todos os custos que um veículo requer, além de enfrentar problemas sérios em locais movimentados da cidade, como a insegurança", falou Érico Luiz.

Além das demandas financeiras, os motoristas de aplicativos exigem a cobrança de um adicional para cada parada solicitada pelos passageiros durante uma corrida, como forma de valorizar o tempo e o esforço dedicados em atender a essas solicitações. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES