Nível dos rios sobe com fortes chuvas; rio Parnaíba entra na cota de atenção em Teresina

Com a tendência de chuvas na Bacia do Parnaíba, o nível do rio na capital se aproxima da cota de alerta.

Nível do rio Parnaíba aumentou bastante nos últimos dias | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rio Parnaíba, entre Teresina (PI) e Timon (MA), voltou a entrar na cota de atenção, ultrapassando 4,90 m na manhã desta segunda-feira (8), segundo informou o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Com a tendência de chuvas na Bacia do Parnaíba, o nível do rio na capital se aproxima da cota de alerta (5,50m). Na estação Teresina Chesf, às 15h de hoje, a cota apontava para 5,12 m com previsão de chegar a 5,30 m já na noite desta segunda-feira (8).

🌊 Aumento da vazão na Bacia do Parnaíba: No sábado (6), a Eletrobras Chesf elevou a vazão de saída (defluência) na Usina Hidrelétrica de Boa Esperança para o patamar de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), sem previsão de mudanças. Atualmente, o reservatório está com 92,61% de seu volume útil, com vazão de chegada (afluência) de 920 m³/s e defluência de 353 m³/s.

Situação do rio Poti: O monitoramento divulgado na tarde desta segunda-feira (8), pelo SGB, apontou que a cota do rio Poti na estação Fazenda Cantinho alcançou 6,59 m, elevando 41 cm em sete horas. Na manhã de hoje, o nível do rio estava em 6,18 m. A previsão até o fim da noite de hoje é chegar a 6,97 m. Contudo, apesar do aumento, o número ainda está dentro da normalidade, uma vez que a cota de inundação é atingida aos 10 m.

Rios em situação de inundação: Devido às fortes chuvas registradas nos últimos dias, os rios Marataoan, em Barras, e o Longá, em Esperantina, ultrapassaram a cota de inundação, conforme o boletim emitido nesta segunda-feira (8), devendo permanecer acima da capacidade, nas próximas horas.

Cota de alerta: Em Luzilândia, o rio Parnaíba atingiu a cota de alerta, se aproximando, também, da cota de inundação. Na manhã desta segunda-feira (8), o nível do rio estava em 5,45 m, já 45 cm acima da cota de Alerta (5,00 m). Durante a tarde, chegou a 5,50 m com tendência de elevar, nas próximas horas atingindo 5,58 até o fim da noite desta segunda-feira. Com a tendência de chuvas, o nível do rio já se aproxima da cota de inundação (5,70 m). 

Monitoramento: Os levantamentos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil são baseados em modelos hidrológicos provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e segundo o órgão, "estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos". Diariamente, são divulgados os boletins de monitoramento visando subsidiar os governos para minimizar perdas e danos por eventos de natureza geológica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES