Piauí registra quase 10 mil casos prováveis de dengue em 2024, segundo a SESAPI

Nesta quarta-feira (8), foi confirmada a primeira morte por dengue na capital do Piauí, Teresina. A vítima foi o pequeno Rafael Lira Matias, de apenas cinco anos.

Avalie a matéria:
Ontem, o pequeno Rafael Lira Matias, de 5 anos, faleceu em Teresina vítima de dengue | FOTO: Reprodução/Canvas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (8), foi confirmada a primeira morte por dengue na capital do Piauí, Teresina. Rafael Lira Matias, de apenas cinco anos, foi internado na terça-feira (7) em um hospital privado, às 17 horas, e faleceu horas depois. A informação é da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Em dados gerais, o Estado registrou 9 óbitos por dengue.

ESTATÍSTICAS: Os dados de todos os municípios são contabilizados e estão disponíveis no site da SESAPI - Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. Conforme o órgão, até a última atualização desta reportagem, são 8.929 casos prováveis de dengue. No ano de 2023, foram registradas 7.586 situações suspeitas. Confira os dados relacionados a 2024:

  • 2 óbitos em investigação
  • 9 óbitos por dengue

EM TERESINA: Na capital do Piauí, há 3.022 casos suspeitos notificados, 2.101 confirmados e 235 em investigação, conforme estatísticas disponibilizadas no site da FMS - Fundação Municipal de Saúde. Foi disponibilizado nesta quinta-feira (9), novas vagas de agendamento para a vacinação contra a dengue, pelo site https://vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br/. No momento, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.

Os dados logo acima são referentes aos registros de dengue no Piauí; abaixo, o casos em Teresina | FONTE: FMS / SESAPI

COMO PREVENIR: Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue; piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas; tampar os ralos é mais uma medida recomendada; se tiver ocorrendo obras na residência sempre é bom estar atento a equipamentos como lonas, carrinhos de mão, betoneiras para não acumularem água. Na lista ainda aparecem as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Para sua proteção individual, os repelentes também são recomendados, pois podem evitar as picadas dos mosquitos. A composição do produto indica o tempo de proteção e necessidade da reaplicação. Caso for aplicar outros itens como protetor solar ou hidratante, a dica é usar o repelente por último. Se for para crianças, ficar atento se o produto é de uso pediátrico.

Dengue | FOTO: Reprodução/Jornal Contábil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES