Polícia Civil do Piauí prende condenado por roubo a banco no Maranhão

As investigações da polícia revelaram que ele utilizava a modalidade conhecida como “novo cangaço” para cometer seus crimes.

Wilken Doanhta da Silva é apontado como praticante do "novo cangaço", uma modalidade criminosa que envolve o uso de grande armamento | Polícia Civil do Piauí prende condenado por roubo a banco no Maranhão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Civil do Piauí (PC-PI) efetuou a prisão de Wilken Doanhta da Silva, condenado por roubo a banco na cidade de Matões, no Maranhão, no ano de 2013. O criminoso foi sentenciado a cumprir 24 anos de prisão. As investigações da polícia revelaram que ele utilizava a modalidade conhecida como "novo cangaço" para cometer seus crimes.

A prisão ocorreu em uma residência localizada no povoado Taboca do Pau Ferrado, situado na zona Sudeste de Teresina. Wilken Doanhta da Silva é apontado como praticante do "novo cangaço", uma modalidade criminosa que envolve o uso de grande armamento e ações de cerco a pequenas cidades, com o intuito de cometer roubos, especialmente em agências bancárias. 

Polícia Civil do Piauí prende condenado por roubo a banco no Maranhão (Foto: Reprodução)

Em entrevista para o repórter Denis Constantino, do Bom Dia Meio Norte, Tales Gomes, gerente de Polícia Especializada da PC-PI, disse que Wilken é considerado um preso de alta periculosidade, tendo atuado em parceria com outros criminosos que aterrorizaram o Nordeste, como Gildo Inácio da Silva, conhecido como Bicudo, atualmente detido na Paraíba, e Tiel, bem como outros comparsas que lideram facções criminosas na zona Norte de Teresina.

"Ele é natural de Teresina e é foragido por conta da ocorrência em que ele um grupo invadiram uma agência bancária no Maranhão, no ano de 2013. Como ele já responde a outros processos como roubo e 'saidinha de banco' no Piauí, ele estava sendo investigado de perto pela Polícia Civil, sendo localizado hoje pela manhã na Taboca do Pau Ferrado. Na ação, a casa foi cercada e ele prontamente dominado”, contou o delegado.

Leia Mais

Durante a prisão de Wilken, não foram encontradas armas em sua posse. O preso será encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da justiça maranhense para o cumprimento de sua pena. Wilken Doanhta da Silva apresenta uma ficha criminal envolvendo não apenas roubos a banco, mas também com retenção de vítimas e outros golpes contra pessoas na saída de agências bancárias.

Tales Gomes destacou que o Piauí apresenta uma queda no número de roubos a bancos, o que ele atribui ao trabalho integrado realizado ao longo dos últimos quatro anos pelas forças policiais. "Essa cooperação já resultou na identificação, prisão e condenação de grupos criminosos responsáveis por essas ações, incluindo figuras como Marcelo Negão e Luís Afonso Lima de Jesus, conhecido como Javeleta", falou.

Novo cangaço

O termo "novo cangaço" tem sido empregado para descrever a ação de organizações criminosas altamente armadas, que cercam pequenas cidades com o objetivo de cometer assaltos, frequentemente direcionados a agências bancárias. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES