Policial e guarda são presos por tentativa de fraude em concurso no Piauí

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR) deflagrou nesta quinta-feira (22) a “Operação 193”

Concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí foi realizado no dia 4 de junho | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR) deflagrou nesta quinta-feira (22) a “Operação 193” com o intuito de investigar uma  tentativa de fraude no Concurso do Corpo de Bombeiros do Estado, que foi realizado no último dia 4. O policial penal David Araújo Machado foi preso em Minas Gerais. Segundo informações da Polícia Civil, ele tentou fazer a prova no lugar do guarda municipal Francisco Fabrício Rodrigues Viana, que foi capturado em Crateús-CE

Após ser descoberto por um dos fiscais, David largou a prova e saiu correndo. Ele receberia cerca de R$ 25 mil para fazer a prova no lugar do guarda municipal. O policial penal foi candidato a vereador do município de São João das Bicas, na região metropolitana de Belo Horizonte. 

Operação 193 foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (22)

A ação foi  coordenada pela Gerência de Inteligência da Polícia Civil (GIPC-PI) em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DINTE/SSP-PI).   Além da Polícia Civil do Piauí, participaram da operação as Polícias Civis do Ceará e de Minas Gerais.

Segundo a DECCOR, um investigado tentou fazer a prova se passando por outro candidato, mas foi  identificado em razão das regras de segurança estabelecidas no certame. As investigações tiveram início no dia da aplicação da prova quando a equipe de segurança detectou uma tentativa de fraude que foi abortada imediatamente. 

Concurso do Corpo de Bombeiros

O concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí aconteceu o dia 4 de junho e registrou uma abstenção de 13,6%. Dos 4.038 inscritos, 550 faltaram a aplicação da prova, segundo informações da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Uespi (Nucepe).   As provas tiveram início às 8h30 e foram encerradas às 13h30. Equipes da polícia civil, militar e bombeiros acompanharam a movimentação do certame dentro e nos arredores dos locais das provas.

Ao todo serão 400 vagas ofertadas pela corporação, sendo que 200 vagas serão preenchidas imediatamente e outras 200 devem ser preenchidas até o ano que vem. A remuneração inicial é de R$ 3.817,73, além de vantagens por desempenho.

MPPI ingressa com ação para anular prova escrita do concurso dos Bombeiros

Na segunda-feira (19), Myriam Lago, promotora titular da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa da cidadania e dos direitos humanos, apresentou uma ação civil pública contra a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O objetivo da ação é solicitar a anulação imediata do Edital que divulgou o resultado final da prova escrita objetiva do Concurso Público para o Corpo de Bombeiros do Estado, o qual foi publicado no dia 14 de junho.

Conforme a promotora de Justiça, foi constatado no resultado que alguns candidatos aprovados nas cotas raciais obtiveram notas superiores à nota de corte da ampla concorrência. Consequentemente, os candidatos inicialmente enquadrados como cotistas deveriam ser realocados para a categoria da ampla concorrência, liberando as vagas reservadas para candidatos com notas mais baixas nas cotas raciais. No entanto, esses fatos foram ignorados pela organizadora do concurso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES