Previsão aponta mais chuva para os próximos sete dias no Piauí; confira!

Temporais estão afetando os reservatórios e corpos d'água superficiais, como o Rio Itaim, que transbordou, inundou casas e comprometeu estradas no município de Itainópolis

Avalie a matéria:
Chuva em Teresina | Apoliana Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após dias de chuvas intensas na região Sul e Centro-Norte do Piauí, novos temporais são esperados no estado nesta quinta-feira (04) e nos próximos sete dias.

O QUE ACONTECEU: De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de grandes volumes de chuva e mais temporais que estão afetando os reservatórios e corpos d'água superficiais, como o Rio Itaim, que transbordou, inundou casas e comprometeu estradas no município de Itainópolis, localizado a 363,5 km de Teresina.

Essas chuvas intensas são resultado da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ainda ativa no território nordestino e do um fluxo de um sistema frontal no Oceano Atlântico, próximo à Bahia, que está contribuindo para a entrada de umidade na região Sudeste. 

Em consequência disso, chuvas intensas têm afetado os reservatórios e corpos d'água superficiais, como o Rio Itaim, que está em cota de atenção, conforme monitoramento da Agência Nacional de Águas.

“As chuvas previstas variam de 30 a 60 milímetros, com Teresina registrando volumes elevados nas últimas horas, podendo persistir”, afirmou Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos do Piauí.

Árvore caiu sobre carro na zona Leste de Teresina. Em várias zonas da cidade, foram registrados alagamentos (Foto: Reprodução)

ALERTA DO INMET: No Centro-Norte, Sudoeste, Norte e Sudeste do estado, o alerta amarelo está vigente até 10h da manhã de sexta-feira (5). Segundo o Inmet, podem ocorrer chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, com acumulados de até 50 mm. Os ventos esperados variam de 40 a 60 km/h nessas regiões.

Nos Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte, o alerta é laranja. Durante o dia de hoje e início da manhã de sexta-feira (5), são esperados volumes de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia nessas áreas. O Inmet alerta para riscos de corte de energia, queda de galhos de árvores e alagamentos.

CUIDADO: Os alertas emitidos pelo Instituto buscam prevenir situações adversas, daando tempo suficiente para avaliação e redução de riscos causados por eventos naturais, como tempestades. 

Em caso de rajadas de vento, evite abrigar-se debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES