Quinta-Feira Santa marca início do Tríduo Pascal; confira a programação!

Para melhor vivenciar este momento, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina terão celebrações e procissões ao longo de todos estes dias

Quinta-Feira Santa marca início do Tríduo Pascal | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, 28 de março, a Igreja no mundo inteiro inicia a celebração do Tríduo Pascal, período que contempla desde a tarde da Quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa, e se caracteriza como fundamental para a fé do cristão, onde se celebram os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Para melhor vivenciar este momento, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina terão celebrações e procissões ao longo de todos estes dias.

FIÉIS MAIS PRÓXIMOS DE DEUS: Conforme o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, a Semana Santa é o momento mais importante do calendário da Igreja, convidando os fiéis a estarem mais próximos de Deus, através da oração, do jejum, do silêncio e da escuta da Palavra. Por isso, durante os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa, os católicos fazem memória ao sacrifício de Jesus, que morreu e ressuscitou para livrar a humanidade do pecado.

ÚLTIMA CEIA DE JESUS: Na Quinta-Feira Santa, os cristãos voltam o olhar para a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, ocasião em que Ele instituiu a Eucaristia e deixou o exemplo do serviço ao lavar os pés dos apóstolos. Nesta mesma noite em todas as igrejas do mundo é retirado de dentro do sacrário a hóstia consagrada, o corpo de Cristo, e é posto em um local digno para adoração, e permanece lá até o Sábado Santo, recordando o momento que Jesus Cristo é retirado para ser entregue à morte e depois colocado no santo sepulcro.  

MEDIAR SOBRE O MISTÉRIO DA MORTE: A Sexta-Feira Santa é um dia de profundo recolhimento e contemplação da Paixão e Morte de Jesus na cruz. Conforme explica Dom Juarez Marques, neste dia os cristãos devem meditar sobre o mistério da morte para que a vida possa ter mais sentido. “Na tarde de sexta-feira nós celebramos a Paixão e Morte do Senhor, e por isso, há a celebração de escuta da Palavra junto com a adoração a Santa Cruz e a comunhão eucarística. Ali nós celebramos em silêncio o nosso Senhor sendo sepultado”, pontua. 

SÁBADO DE ALELUIA: No Sábado Santo, popularmente conhecido como Sábado de Aleluia, acontece a Solene Vigília Pascal, momento em que se aguarda com grande expectativa a celebração da ressurreição. Os cristãos se reúnem para a benção do fogo e o acendimento do Círio Pascal, representando Jesus como a luz que dissipa as trevas do pecado e da morte. “Este é o momento de vermos que a vida tem sentido e que a morte também tem um sentido junto com Cristo Jesus, pois Ele é o vencedor da morte, da dor, dos pecados e Ele nos garante a vida plena e vida de ressuscitados”, completou o arcebispo. 

Quinta-Feira Santa marca início do Tríduo Pascal - Foto: Ascom

DOMINGO DE PÁSCOA: No Domingo de Páscoa, acontece a 9ª edição do Teresina Ressuscita com Cristo, momento de sinodalidade e comunhão desta Igreja Particular, que sai às ruas para exultar ao Cristo Ressuscitado. O arcebispo metropolitano finaliza deixando um convite a toda comunidade católica para que participem do evento. “Convido a todos meus irmãos e irmãs para que celebrem bem a Semana Santa na sua comunidade e no domingo, que é a expressão máxima de alegria, se juntem a nós no adro da Igreja São Benedito a partir das 16h, para sairmos em grande caminhada exultando o Filho de Deus”. 

Confira a programação na Catedral de Nossa Senhora das Dores das celebrações presididas pelo arcebispo Dom Juarez Marques

Quinta-feira Santa (28/03)

18h – Missa da Ceia do Senhor seguida de Vigília Eucarística;

Sexta-feira Santa (29/03)

15h – Celebração da Paixão do Senhor – iniciando com a Liturgia da Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto até a Igreja de São Benedito;

Sábado Santo (30/03)

21h – Solene Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (31/03)

Teresina Ressuscita com Cristo

16h – Saída e bênção das velas no adro da Igreja São Benedito,

Procissão luminosa na Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana;

18h – Santa Missa Solene de Páscoa presidida por Dom Juarez Marques.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES