Rafael Fonteles recebe lista tríplice para vaga de desembargador do Piauí

Os nomes dos três candidatos à vaga de desembargador oriunda da aposentadoria do desembargador Francisco Antônio Paes Landim.

Avalie a matéria:
Rafael Fonteles recebe a lista tríplice para vaga de desembargador do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), recebeu na manhã desta quinta-feira (13) a lista tríplice com os nomes dos três candidatos à vaga de desembargador oriunda da aposentadoria do desembargador Francisco Antônio Paes Landim. A lista contém os nomes dos mais votados para o Quinto Constitucional.

Agrimar Rodrigues, com 18 votos, Álvaro Mota, com 14 votos, e Aurélio Lobão, com 13 votos, foram os escolhidos pelos desembargadores do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para a lista tríplice que irá concorrer à vaga de desembargador.

Álvaro Mota, Agrimar Rodrigues e Aurélio Lobão | Foto: Divulgação

“Acabo de receber das mãos do desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, a lista tríplice com os nomes dos candidatos à vaga de desembargador oriunda da aposentadoria do desembargador Francisco Antônio Paes Landim. A vaga é destinada ao Quinto da Advocacia. Compõem a lista os advogados Agrimar Rodrigues, Álvaro Mota e Aurélio Lobão”, disse o governador.

Nos próximos dias, o governador Rafael Fonteles irá determinar a escolha do candidato que assumirá a vaga de desembargador.Os candidatos que concorrem à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional são indicados pela OAB. A disputa é pela vaga deixada pelo desembargador Francisco Paes Landim, que se aposentou por completar 75 anos em 2022. 

“A exemplo do que fizemos com a Defensoria-Geral do Estado, vamos dialogar com cada um dos indicados antes da nossa decisão”, disse o líder estadual.

O resultado dos escolhidos foi definido pelos desembargadores do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) na última segunda-feira (03).

QUINTO CONSTITUCIONAL 

O Quinto constitucional é um mecanismo previsto na Constituição Federal, que confere 20% dos assentos existentes nos tribunais a representantes da Advocacia e do Ministério Público. No caso do TJ-PI, um total de quatro vagas de desembargador são destinadas à OAB-PI (duas) e ao Ministério Público Estadual (duas).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES