Secretaria de Justiça e TJ-PI firmam acordo para recambiar presos no Piauí

Esse termo trará a transparência do recambiamento de presos do Piauí em outros estados e vice-versa

Secretaria de Justiça e TJ-PI firmam acordo para recambiar presos no Piauí | Foto: Fábio Carvalho/MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (15), no gabinete do corregedor-geral da Justiça do Piauí, aconteceu a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a coleta e compartilhamento de informações sobre recambiamento de presos. A assinatura do acordo foi realizada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão; pelo supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), desembargador Sebastião Martins; pelo juiz Luís de Moura Correia, coordenador do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJPI e pelo secretário de Estado da Justiça, Coronel Carlos Augusto.

O QUE VISA O TERMO? O termo de cooperação visa estreitar laços e promover uma integração eficaz entre os órgãos responsáveis pela administração da justiça e do sistema prisional no estado. O objetivo principal é a fixação do procedimento para o cumprimento, pela SEJUS, das determinações judiciais de recambiamento de presos, sendo estabelecida a ordem cronológica dessas determinações.

SEGURANÇA E CUMPRIMENTO DA LEI: Na ocasião, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, destacou que o recambiamento de presos é uma prática que visa garantir a segurança pública e o cumprimento da lei, permitindo a transferência adequada de indivíduos entre diferentes jurisdições. “Visando sempre a justiça e o respeito aos direitos humanos, este processo, muitas vezes complexo, requer cooperação e coordenação entre as autoridades judiciais e penitenciárias para garantir sua eficácia e legalidade”, pontuou o corregedor.

PROTOCOLO A SER SEGUIDO: O supervisor do GMF, desembargador Sebastião Martins, enfatizou a relevância do protocolo estabelecido: “A partir de agora, teremos um protocolo a ser seguido. Juntamente com a SEJUS, assinamos esse termo e passaremos a ter agora uma frequência maior no recambiamento de presos e esperamos que esse fluxo aconteça de maneira mais organizada”, frisou o supervisor.

TRANSPARÊNCIA: O secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, destacou a importância deste acordo para a transparência e eficiência do sistema de recambiamento de presos: “Realizamos a custódia dos presos e seguimos orientações do tribunal. Esse termo trará a transparência do recambiamento de presos do Piauí em outros estados e vice-versa. A partir do cumprimento desse termo, vamos aprimorar essa transparência e teremos uma melhor sequência de recambiamento”, disse o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES