Sedec anuncia medidas para prevenir queimadas em zonas Rural e Urbana no PI

A atuação da Sedec também inclui eventos regionais preparatórios para o período da estiagem.

Avalie a matéria:
Sedec anuncia medidas cruciais para prevenir queimadas em zonas Rural e Urbana. | Imagem de ilovehz no Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (06), a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec) anunciou uma série de medidas destinadas à prevenção de incêndios nas áreas rurais e urbanas dos municípios do Piauí. O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, enfatizou a importância desse trabalho, especialmente durante a estiagem, um período de elevado perigo em relação ao aumento de incêndios.

Uma das ações é a Defesa Civil na Escola, iniciativa que prevê palestras de sensibilização e conscientização em escolas públicas e privadas na capital e no interior. A atuação da Sedec também inclui eventos regionais preparatórios para o período da estiagem. Já houve encontros nos Territórios de Desenvolvimento da Planície Litorânea, Vale do Guaribas, Vale do Itaim e Entre Rios.

Werton  Costa./ Foto: Divulgação

Segundo Werton Costa, os próximos eventos preparatórios ocorrerão nos territórios dos Cocais, Vale do Sambito e Carnaubais, sempre focando nas medidas protetivas e de combate às queimadas. “Os eventos preparatórios constroem a unicidade do discurso e das práticas da proteção civil. São momentos de intercâmbio, troca de experiências, mas também de orientações precisas que fortalecem a rede de defesa civil no estado, como instruções para acesso à plataforma S2ID de desastres, elaboração de planos de contingência”, esclarece.

Werton destaca que as blitzen da estiagem envolvem campanhas de sensibilização e conscientização nas ruas e praças na capital e principais cidades do interior. Elas estão ocorrendo nos municípios de Piripiri, Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Esperantina e Pedro II, e serão estendidas a outras cidades.

Para o diretor, com a campanha de sensibilização e conscientização, a Defesa Civil municipal sua rede de colaboradores das Comissões Municipais de Defesa Civil (Comdec’s), sobre as condições de risco do período e as formas de atuação para minimizar seus efeitos. As campanhas orientam sobre como acionar os principais órgãos de monitoramento e resposta em caso de queimadas, e estimulam ações de cunho educacional a serem replicadas no âmbito do município.

A Defesa Civil do Estado, o Corpo de Bombeiros e as secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Segurança Pública, estão adotando ações conjuntas para prevenir queimadas e orientar a população para os riscos de incêndios diante do aumento da temperatura e a queda da umidade do ar.

ORIENTAÇÕES DO CORPO DE BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar chamou a atenção para cuidados que evitam queimadas, tais como: não queimar lixo doméstico ou entulhos; não jogar pontas de cigarro, latinhas ou garrafas em vias públicas; evitar queimadas para renovar pasto ou plantação.

A forma correta de descarte do lixo também é importante para evitar incêndios. O lixo deve ser colocado no saco adequado para ser recolhido pela prefeitura.  os resíduos sólidos precisam ser separados pelo morador e levados aos locais destinados pelo município, que fará o recolhimento.

EM CASO DE QUEIMADAS

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), disponibiliza o canal de atendimento oficial da Coordenação de Incêndios Florestais, para prestação de socorro em caso de fogo descontrolado e denúncia de queimadas ilegais praticadas em todo o estado. 

Para entrar em contato, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (86) 9 9421-6693. O objetivo do canal é melhorar e agilizar o monitoramento das queimadas ilegais em todo o estado, bem como prevenir e combater de modo mais eficaz a ocorrência de incêndios florestais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES