Teresina vai permitir uso do nome social nos registros escolares internos

A solicitação para a mudança no sistema de matrículas foi feita há quatro meses pelo Matizes e pelas ONGs Mães da Resistência e Coletivo 086.

Escolas municipais de Teresina vão adotar nome social nas matrículas | Matizes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Municipal de Educação acatou a determinação da Secretaria de Educação de Teresina (Semec) e vai alterar o sistema de matrícula interno para permitir o uso de nome social de estudantes transexuais nas escolas de educação básica. No formulário de matrículas de 2024, em vez de “sexo”, constará “gênero”, com as opções de feminino e masculino, além de “outros” para contemplar pessoas não binárias e agêneros.

A solicitação para a mudança que permite que os estudantes solicitem o uso de seus nomes sociais em documentos escolares, independentemente do que consta no RG, foi feita há quatro meses pelo Matizes e pelas ONGs Mães da Resistência e Coletivo 086. Como os alunos da rede pública municipal são, em sua maioria, menores de 18 anos, é preciso solicitar o direito aos pais ou representantes legais. 

Modelo de cadastro de matrícula que deve ser implantado a partir de 2024 (Imagem: Reprodução)

Em entrevista ao Meionorte.com, Marinalva Santana, vice-coordenadora do Grupo Matizes, destacou que, apesar de tardia, a medida adotada pela Secretaria Municipal de Educação é uma vitória para os coletivos que lutam pela visibilidade e respeito da comunidade trans. 

"A alteração nos registros escolares para contemplar a identidade de gênero das alunas e alunos trans é uma conquista que aplaudimos. A Semec atendeu nossa solicitação feita no início do segundo semestre deste ano e informou que, a partir de 2024, irá modificar o sistema, incluindo um campo para o nome social, substituindo 'sexo' por 'gênero' com opções de masculino, feminino e outros para pessoas não binárias e agêneros", afirmou Marinalva.

Segundo ela, a medida busca promover o respeito à identidade de gênero e reduzir estatísticas de violência e abandono escolar devido a bullying, assédio, constrangimento e preconceitos. Os coletivos também solicitam que as escolas municipais estabeleçam diretrizes contra qualquer forma de discriminação relacionada à orientação sexual e identidade de gênero.

"Estamos negociando e articulando com a Semec para a formação de servidores das escolas, sensibilizando-os a tratar com humanidade e respeitar casos em que pais solicitam que o nome social de seus filhos seja respeitado", acrescentou.

Marinalva explicou que a medida vai contribuir para respeitar a transexualidade na infância e adolescência, uma realidade presente na rede municipal de educação. "Agora, os responsáveis pelos alunos trans podem diretamente nas secretarias escolares, assinar solicitações, e automaticamente ter o nome social das alunas trans constando em processos, boletins e chamadas, eliminando a necessidade de recorrer ao Ministério Público", falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES