Torneios de tecnologia vão selecionar alunos e professores para intercâmbio

Os campeonatos de tecnologia devem envolver as 190 escolas que atualmente oferecem o ensino de programação e inteligência artificial em seus currículos

Secretário contou que competições de tecnologia e inovação vão selecionar professores e estudantes para intercâmbio nos EUA | Mayara Dias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A concessão das bolsas de intercâmbio para os Estados Unidos, destinadas a alunos e professores da rede estadual de educação do Piauí, será realizada por meio de competições de criatividade e inovação tecnológica, conhecidas como hackathons. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (25), durante o programa "Notícias da Boa", apresentado pelo jornalista Waldelúcio Barbosa.

O Secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, ressaltou que os campeonatos de tecnologia devem envolver as 190 escolas que atualmente oferecem o ensino de programação e inteligência artificial em seus currículos. As datas exatas das competições ainda serão divulgadas.

A iniciativa ocorre após a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) entre a Seduc e a Universidade Estadual de Framingham (Framingham State University - FSU), que é a primeira universidade pública dos EUA. Localizada na cidade de Framingham, que abriga a maior parte da comunidade brasileira no estado de Massachusetts, a FSU deve ofertar a maior parte das oportunidades para estudantes e educadores piauienses.

Secretário de educação do Piauí, Washington Bandeira (Foto: Mayara Dias)

O acordo abre as portas para o intercâmbio de professores e alunos da rede pública do Piauí e convoca a participação em programas de extensão na FSU, com foco em áreas como transformação digital e transição energética.

O Secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, destacou que o caminho para o intercâmbio será pavimentado através dos hackathons. Esses eventos, que reúnem programadores, designers e profissionais relacionados à programação, têm como objetivo criar soluções inovadoras para desafios específicos em um curto espaço de tempo.

"Vamos realizar uma competição tecnológica entre nossos alunos de programação e selecionaremos os melhores para o intercâmbio nos Estados Unidos. Estamos em processo de planejamento, mas a competição vai englobar programação, tecnologia e também empreendedorismo. Estamos definindo o formato, mas a competição terá foco em programação e tecnologia, sendo um hackathon", afirmou.

Essa iniciativa, segundo o Whashinton Bandeira também incluirá o espírito empreendedor dos alunos que estão cursando programação e desenvolvimento de sistemas, com ênfase em inteligência artificial. "Esse currículo já está presente em quase 200 escolas de tempo integral, assim como naqueles que estão envolvidos no projeto de empreendedorismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)", acrescentou o Secretário Bandeira, que comunicou que o projeto de empreendedorismo iniciará no próximo ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES