Ação contra agiotagem termina com 5 presos; bando faturava 200 mil

O bando emprestavam dinheiro para pessoas carentes, com juros que chegavam a 70% ao mês.

Avalie a matéria:
Material apreendido durante a Operação Prelúdio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ação conjunta entre a Secretaria de Segurança e o Ministério Público resultou em megaoperação para estourar escritórios de agiotagem na Zona Oeste, onde integrantes da milícia Liga da Justiça agiam. De acordo com as investigações da polícia, o grupo lucrava até R$ 200 mil com os empréstimos e a cobrança de juros elevados.

Cinco pessoas foram presas, entre elas, Carlos Henrique Garcia Ramos, apontado como braço direito do chefão da Liga, o ex-PM Toni ângelo Souza Aguiar, o Erótico. Os outros responderão por extorsão.

As investigações duraram cinco meses, e a polícia descobriu que milicianos atuavam em escritórios em Campo Grande e Santa Cruz. Eles emprestavam dinheiro para pessoas carentes, com juros que chegavam a 70% ao mês.

Os empréstimos eram anunciados através de panfletos e classificados de jornais. ?A ação de hoje (ontem) representa um baque considerável para a quadrilha?, afirmou o delegado da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) Alexandre Capote. Cento e cinquenta policiais, amparados em mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, vasculharam 25 endereços.

Os criminosos ameaçavam as vítimas, que eram coagidas, agredidas, torturadas e mortas. ?Nas fichas, há nome, endereço, e-mail, telefone e informações sobre parentes?, disse Capote, que investiga homicídios. Algumas vítimas prestaram depoimentos.

A polícia apreendeu computadores, munição, joias, cheques assinados com valores em branco, promissórias, pesos colombianos e câmeras. Num dos locais, uma pasta continha reportagens relacionadas à Liga da Justiça, ao ex-deputado Natalino Guimarães, a seu irmão, o ex-vereador Jerônimo Guimarães (apontados pela polícia como chefes da ?Liga?) e ao ex-chefe do grupo, Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES