SEÇÕES

Agentes apreendem mais de 400 celulares nos presídios do Ceará

Nos presídios de onde vinham ordem de ataques

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Agentes penitenciários apreenderam 407 celulares em presídios no Ceará desde quarta-feira (2), em meio à onda de ataques que ocorrem no estado. As promessas do secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, de tornar mais rigorosa a fiscalização nos presídios e de acabar com a divisões de facções nas unidades foram o estopim da crise da segurança no estado, de acordo com o presidente do Conselho Penitenciário do Ceará, Cláudio Justa.

Desde quarta-feira foram 98 ataques em 33 cidades do Ceará. Dois suspeitos morreram em troca de tiro com policiais, e outros 110 foram presos ou detidos, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará.

Ataques no Ceará: o que se sabe e o que falta saber

De acordo com Mauro Albuquerque, o controle da entrada de celulares será "uma das medidas" adotadas na gestão dele como secretário de Administração Penitenciária, cargo criado no segundo mandato do governador do Ceará, Camilo Santana, em 1º de janeiro deste ano. "É uma das medidas, mas não a única. Investir nos equipamentos que impeçam a entrada de objetos é um trabalho mais importante e que vamos aprimorar aqui", afirmo Mauro.

"O crime hoje está organizado nacionalmente, para além das divisas. Então não adianta uma unidade possuir o bloqueio [de sinal de celular] e as demais, não. Iniciativas como o Sistema Único de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário são importantes para essa nacionalização das medidas", disse.

Como reação às medidas do governo, membros de facções criminosas ordenaram, de dentro de presídios, uma série de crimes violentos no Ceará.

Durante este fim de semana, duas unidades tiveram as visitas de familiares suspensas, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). Segundo a Seap, a medida foi tomada após "indisciplina dos internos".

5º dia de ataques

Os crimes ocorrem pelo 5º dia seguido no Ceará. Entre a noite de sábado e madrugada de domingo, quando uma força tarefa reforçou a segurança no estado, a intensidade dos crimes reduziu.

Nesse período, já com atuação da Força Nacional, ocorreram oito ataques no estado. Entre quarta e sexta-feira, ocorreram dezenas de crimes coordenados por membros de facção por dia no Ceará.

Em um dos ataques neste domingo, criminosos explodiram a base de uma telefonia em Limoeiro do Norte, na Região Norte do Ceará. Doze municípios da região ficaram sem o serviço de telefonia móvel da Tim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos