Deputados e juristas pedem prisão de banda de pagode New Hit

O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia e foi promovido pela Comissão de Direitos da Mulher da Casa

Banda New Hit. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo formado por deputados estaduais, entidades da sociedade civil e juristas elaborou na última quarta-feira um documento, que será enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo a prisão dos integrantes da banda de pagode baiana New Hit, acusados de estupro. A confecção do documento aconteceu após uma audiência pública convocada pela deputada estadual Luiza Maia (PT) e pede o cumprimento da súmula que orienta que casos de estupro sejam mantidos presos enquanto aguardam julgamento.

O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia e foi promovido pela Comissão de Direitos da Mulher da Casa, em parceria com a Secretaria Estadual de Política para as Mulheres (SPM) e o Núcleo Negra Zeferina da Marcha Mundial de Mulheres. De acordo com a deputada, os músicos são acusados de um crime hediondo e estão livres, enquanto as garotas violentadas precisaram deixar a Bahia devido à quantidade de ameaças que receberam após denunciarem o fato. Ela argumenta que não é admissível manter a situação de punição às vítimas enquanto os acusados seguem livres e já de volta aos palcos.

O julgamento dos pagodeiros está marcado para depois do Carnaval, em fevereiro de 2013. Entretanto, a parlamentar quer forçar o Tribunal de Justiça (TJ) da Bahia a antecipar para que, em caso de condenação, os músicos sejam impedidos de tocar na festa. Ela garante que fará, em colaboração com entidades feministas e da sociedade civil, vigílias e pressão na porta do TJ para garantir a alteração. "Não vamos permitir que eles toquem na maior festa popular que temos", garantiu.

Entenda o caso

Em setembro deste ano, os nove integrantes da banda foram indiciados pela Polícia Civil da Bahia por estupro e formação de quadrilha. Os músicos são acusados de terem estuprado duas adolescentes de 16 anos em um trio elétrico na cidade de Ruy Barbosa, a 228 km de Salvador (BA). De acordo com o delegado Marcelo Cavalcanti, responsável pelas investigações, por meio do laudo fornecido pelo Departamento de Polícia Técnica, de Feira de Santana, foi possível obter provas materiais do crime, como a quantidade de sêmen encontrada nas roupas das meninas e dos músicos.

As duas meninas disseram que entraram no trio elétrico da New Hit para tirar fotos com os artistas no último dia 26 de agosto e teriam sido levadas ao banheiro do veículo, onde afirmam terem sido violentadas pelos integrantes do conjunto, com a conivência do policial que fazia a segurança. Em seguida, as jovens foram à delegacia prestar queixa, e a polícia foi até o trio elétrico deter os suspeitos. Os músicos foram detidos, preventivamente, na delegacia de Ruy Barbosa e, depois, transferidos para o Presídio Regional de Feira de Santana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES