Empresário João Paulo é preso novamente acusado de matar adolescentes

O proprietário do restaurante Frango Potiguar foi preso pelos policiais do DHPP na manhã desta terça-feira (08)

joao | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O empresário João Paulo de Carvalho Gonçalves Rodrigues, de 35 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (08), suspeito de  torturar e matar os adolescentes Luian Ribeiro de Oliveira e Anael Natan Colin. O tio dele, o servidor público Francisco das Chagas Sousa e o primo, o advogado Guilherme de Carvalho também foram presos mais cedo. 

João Paulo é preso novamente suspeito de torturar e matar adolescentes em Teresina

As prisões foram realizadas pela Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Conforme a polícia, os três participaram do crime contra os jovens e devem responder pelos crimes de: duplo homicídio triplamente qualificado, cárcere privado, ocultação de cadáver e fraude processual.

 Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan Colins, de 17 anos, foram encontrados mortos em 15 de novembro, na zona rural Leste de Teresina, após ficarem dois dias desaparecidos. 

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, afirmou em entrevista à Rede Meio Norte que foram decretadas as prisões dos três acusados, mas o empresário João Paulo de Carvalho Gonçalves Rodrigues, estava foragido.

Anael Natan, de 17 anos e Luian Ribeiro, de 16 anos - Foto: Reprodução 

"As versões que foram apresentadas foram aceitas e terminamos optando por pedir a prisão dos três autores, o Francisco das Chagas, Guilherme de Carvalho e João Paulo de Carvalho e hoje nós fomos dar cumprimento a esses mandados", declarou.

ADOLESCENTES FORAM TORTURADOS

"Nos últimos dias as novas versões apresentadas se aproximam um pouco mais da realidade, mas está longe de ser a verdade, tem muita coisa para ser esclarecida. Principalmente sobre a sessão de espancamento que esses dois menores sofreram no interior da residência. Esses meninos foram espancados e torturados no interior da casa. Lá havia pelo menos quatro homens, O Francisco, Guilherme, João Paulo e o Amauri. Com essas prisões nós precisamos avançar mais sobre a conduta de cada um deles, é um crime complexo, grave. O que a gente sabe é que quando eles foram colocados no carro eles já foram com a intenção de serem executados, essa história de que no meio do caminho mudaram de ideia, isso é conversa fiada".

MPPI apresenta parecer favorável à prisão de acusados de homicídios

O Ministério Público do Piauí, por meio do promotor de Justiça Regis de Moraes Marinho, titular da 15ª Promotoria de Justiça de Teresina, manifestou-se favorável à decretação da prisão preventiva de João Paulo de Carvalho Gonçalves Rodrigues, Francisco das Chagas Sousa e Guilherme de Carvalho Gonçalves Sousa, por existirem razoáveis indícios que apontam para João Paulo e/ou Guilherme Sousa, como executores materiais dos homicídios e ocultação de cadáver, ao tempo em que os três representados teriam participado ativamente do delito de cárcere privado qualificado de Anael Natan e Luian Ribeiro, não sendo descartado, inclusive, a ciência e adesão de Francisco das Chagas às demais condutas delitivas. A determinação judicial saiu na noite desta segunda-feira, 07 de fevereiro.

O juiz de Direito da Central de Inquéritos de Teresina, Valdemir Ferreira Santos, decretou a prisão preventiva dos três acusados, diante da gravidade concreta do delito, pela forma como o crime ocorreu e do justo receio de que em liberdade possam causar risco à ordem pública, à preservação da instrução criminal e à aplicação da lei penal.

Na mesma decisão sobre a prisão dos acusados, o representante do Poder Judiciário deferiu, ainda, o pedido de busca e apreensão domiciliar, o afastamento do sigilo de dados eletrônicos e do sigilo telefônico dos aparelhos que venham a ser apreendidos durante a execução da decisão judicial.

Momento em que o empresário João Paulo chega à sede do DHPP - Foto: Reprodução/Rede MN

Motivação do crime

Na primeira vez em que foi preso no dia 25 de janeiro, o empresário João Paulo de Carvalho Gonçalves Rodrigues, confessou em depoimento que os jovens estavam em uma festa ao lado do sítio da sua família, quando pularam o muro da propriedade para realizar um assalto. Eles estariam armados com uma barra de ferro retirado da motocicleta em que andavam.

Nesse momento, eles acabaram sendo capturados e levados para um matagal, onde foram mortos a tiros no povoado Anajás, região da cacimba velha, na zona rural Leste de Teresina.

Relembre o caso

Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos e Anael Natan Colins, de 17, haviam desaparecido após uma festa, realizada no dia 12 de novembro de 2021, em um sítio próximo à Ladeira do Uruguai, na zona Leste de Teresina.  

Após dois dias de buscas, os corpos dos adolescentes foram encontrados em um matagal às margens da PI-112, rodovia que liga a Teresina ao município de União.  O DHHP chegou a levantar a hipótese de que Luian e Anael haviam sido mortos após uma briga de trânsito na madrugada em que foram assassinados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES