Fugitivos teriam escalado luminária e cortado cerca de presídio de segurança máxima

Esta é a primeira vez na história em que ocorre uma fuga registrada em um presídio de segurança máxima

Fugitivos teriam escalado luminária e cortado cerca de presídio de segurança máxima | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com informações obtidas pela CNN, os dois detentos que escaparam do presídio de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, evadiram-se por volta das 3h17 da madrugada. Utilizando uma das luminárias como ponto de apoio, eles conseguiram acessar o teto, cortaram a cerca e efetuaram a fuga. Diferentemente da penitenciária de Brasília, o estabelecimento prisional de Mossoró não possui uma muralha para contenção. 

Os investigadores estão considerando a possibilidade de falha humana ou cooptação, dado que ainda não há esclarecimentos sobre como os fugitivos conseguiram atravessar pelo menos três portas - a da cela, do corredor e do pátio - além de burlar o sistema de circuito fechado de câmeras de TV. O Ministério da Justiça levanta suspeitas de que uma obra realizada no pátio do Presídio Federal possa ter comprometido a segurança da unidade, resultando na primeira fuga do Sistema Penitenciário Federal. 

De acordo com membros do Ministério, devido à obra, um detector de metais estava inoperante e os agentes penitenciários não estavam seguindo os procedimentos habituais de revista, o que poderia permitir a entrada de materiais normalmente proibidos. Os dois foragidos são ligados ao Comando Vermelho. Procurado, o Ministério da Justiça não comentou. 

Esta é a primeira vez na história em que ocorre uma fuga registrada em um presídio de segurança máxima. A primeira penitenciária do sistema federal foi inaugurada em junho de 2006, e atualmente existem cinco unidades em todo o Brasil. O setor de inteligência detectou a fuga e emitiu um alerta para todos os policiais penais. A Polícia Federal já foi acionada para colaborar na captura dos fugitivos e na investigação das possíveis responsabilidades pelo incidente.

 (Com informações da CNN Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES