Lewandowski diz que fugitivos estavam em 'comboio do crime' indo para o exterior

Rogério Mendonça e Deibson Nascimento fugiram em 14 de fevereiro; buscas envolvendo PF, PRF, Força Nacional e órgãos locais

Lewandowski diz que fugitivos estavam em 'comboio do crime' indo para o exterior | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por volta das 15 horas desta quinta-feira (4), o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski manifestou-se sobre a recaptura dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada no Rio Grande do Norte. Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, conseguiram escapar no dia 14 de fevereiro deste ano e foram presos em Marabá, Pará.

GRUPO CRIMINOSO: Lewandowski afirmou que os indivíduos “foram ajudados por criminosos externos e tiveram auxílio de seus comparsas e organizações criminosas”, e estariam viajando para o exterior. Rogério e Deibson foram interceptados em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal. Desde o início das operações de recaptura, 14 pessoas foram presas por terem ajudado os fugitivos.

Eles foram presos a cerca 1.600 quilômetros do local da fuga, o que demonstra que obviamente foram ajudados por criminosos externos, e tiveram portanto auxílio de seus comparsas das organizações criminosas as quais eles pertenciam — afirmou Lewandowski.

VITÓRIA DO ESTADO: Lewandowski comemorou a prisão dos fugitivos e disse que a recaptura representa uma "vitória do Estado brasileiro". Ele disse também que o crime organizado não teve sucesso. “O que demonstra que o crime organizado no nosso país não será bem-sucedido", declarou Lewandowski, enfatizando que a prisão foi possível a partir de um trabalho de inteligência das forças de segurança, que descobriram a movimentação dos dois fugitivos por uma rodovia do Pará.

"Essa mudança de estratégia foi bem sucedida, porque a partir do momento que a PF soube que os dois fugitivos não estavam mais no local, eles o monitoram permanentemente até que pudessem ser localizados neste local, na proximidade de Marabá, onde foram presos em uma ponte [...] Nessa abordagem, constatou-se que os dois fugitivos estavam num verdadeiro comboio do crime. 3 carros apreendidos, com vários celulares e fuzil", disse.

COMPARSAS FORAM PRESOS: Ainda de acordo com o ministro, outras quatro pessoas que estavam ajudando os foragidos no momento da prisão também foram detidos. "Nessa operação foram presos, não só os fugitivos, mas também quatro comparsas que se encontravam nos demais veículos. Importante dizer que desde o início da operação, 14 pessoas, contando os detidos de hoje, foram presas, envolvidos justamente nesta fuga", completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES