Líder de bando que assaltou banco em Miguel Alves é condenado no Piauí

“Bicudo” também já havia sido condenado pelo juízo da Vara Única de Taperoá, na Paraíba, a mais de 7 anos. Ele foi preso em setembro do ano passado em Livramento (PB).

rtu | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juízo da 2ª Vara da Comarca de Valença do Piauí condenou nesta segunda-feira (25), Gildo Inácio da Silva, vulgo “Bicudo”, a mais de 10 anos de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação, tráfico de drogas e associação criminosa. Ele foi preso em setembro do ano passado em Livramento (PB), durante uma operação do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí.

Ao Meionorte.com, o delegado Tales Gomes, do Greco, destacou que “Bicudo” também foi condenado no fim do mês de abril deste ano, pelo juízo da Vara Única de Taperoá, na Paraíba, a mais de 7 anos, por ser o líder do bando criminoso que invadiu Miguel Alves em outubro de 2020 e roubou uma agência bancária do Banco do Brasil.

Líder de bando que assaltou banco em Miguel Alves é condenado no Piauí (Foto: Divulgação/ PC)

Já na decisão da 2ª Vara da Comarca de Valença, proferida pelo juiz Franco Morette Felício de Azevedo, aponta que segundo a denúncia substitutiva, no dia 31 de julho de 2021, por volta das 22 horas, outros dois denunciados, João Romão de Lima e Mauricio Leite Alves, foram presos durante uma abordagem da PRF-PI no município. Eles estavam transportando 48 artefatos explosivos, conhecidos como “bananas de dinamites”, sem autorização ou em desacordo com determinação legal, ou regulamentar. 

Ainda de acordo com a acusação, o Greco, em conjunto com o Instituto de Criminalística, ao realizarem buscas no interior do veículo VW GOL, placa PST-5E30, conduzido por Maurício Leite Alves, tendo como passageiro João Romão de Lima, encontraram no dia 2 de setembro de 2021, o material listados como: um fuzil AK47, calibre 7.62, numeração A 165645; 10 carregadores de fuzil calibre 7.62; 300 munições calibre 7.62; 23 emulsões explosivas; 04 rolos de cordel detonante, armas e munições de uso restrito

Material interceptado e localizado pela Polícia Civil (Foto: Divulgação)

Posteriormente, dada continuidade as investigações pela GRECO, foi efetuada a prisão de Gildo Inácio da Silva, na zona rural do município de Livramento (PB). E diante da apreensão, considerando também que um número telefônico utilizado em um aplicativo de mensagens pertencente à Gildo Inácio, é o mesmo que estava vinculado ao denunciado João Romão, foi demostrado o elo entre os denunciados, quanto ao transporte de armas, munições e explosivos apreendidos. “Conseguimos provar que esse carregamento seria o Bicudo executar estouros aqui no Piauí. Ontem ele foi condenado a 10 anos de prisão pela Comarca de Valença. Trabalho de investigação feito pelo Greco”, destacou o delegado. 

A pena então de “Bicudo” foi fixada em 10 anos de reclusão e 90 dias-multa. A pena privativa de liberdade deve ser cumprida em regime inicial fechado, conforme determina o artigo 33, §2º, “a”, do Código Penal, considerando se tratar de réu reincidente e infrações hediondas. Ele tem vasto histórico criminal de roubo a banco, com prisões em vários estados da federação, com destaques para roubo a banco em Luzilândia, ocasião em que o gerente foi morto, Miguel Alves duas vezes e resgate de presos do 22° DP.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES