Menor que assassinou Nicolau Waquim é condenado a 3 anos de internação

O empresário Nicolau Jorge Elias Waquim Terceiro foi executado a tiros dentro de casa, no dia 18 de novembro do ano passado.

Menor que assassinou Nicolau Waquim é condenado a 3 anos de internação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O adolescente, identificado pelas iniciais K.V.R, de 16 anos, acusado de assassinar o empresário Nicolau Waquim Terceiro, executado a tiros dentro de casa, no dia 18 de novembro do ano passado, foi condenado a medida socioeducativa de internação pelo prazo de 3 anos. O menor foi apreendido no dia 31 de janeiro de 2023.

Segundo Simeão Pereira e Silva, Juiz da Infância e Juventude de Timon, o adolescente confessou em detalhes como foi a execução do crime. Acompanhado de um comparsa maior de idade, já identificado e que segue foragido, eles entraram na residência da vítima e a executaram com pelo menos 8 tiros pelas costas. 

Menor acusado de matar Nicolau Waquim é condenado a 3 anos de internação | Foto: ReproduçãoNo depoimento, o menor relatou que foi procurado para cometer o crime e em troca ganharia a arma utilizada, um revólver calibre 38, que foi apreendido pela Polícia. No momento do homicídio, os pais da vítima que são idosos e duas irmãs estavam presentes e se assustaram com o barulho dos tiros.

Segundo o inquérito policial, o intermediador do assassinato foi Tiago da Costa Oliveira, conhecido como Thiaguinho, que está preso desde o fim do ano passado. Ele teria sido procurado por empresários que tinham desentendimentos com a vítima em virtude da atividade de mineração que desenvolviam em Timon-MA. 

Um dos mandantes apontados pela Polícia, até agora, é o ex-sócio da vítima, Alberto Ribeiro Soares Filho, de 49 anos, preso no último dia 27 de janeiro.

Leia Mais

HOMICÍDIO QUALIFICADO

O crime praticado pelo menor é análogo ao homicídio qualificado, que no Código Penal tem pena prevista de 12 a 30 anos de reclusão. Mas pelo ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, a condenação foi pelo prazo de 3 anos, com reavaliação a cada 6 meses.

O Ministério Público do Maranhão, por meio do GAECO, também está acompanhando o caso. O inquérito policial ainda não foi concluído, mas a Polícia Civil afirmou à reportagem que chegará a todos os envolvidos.

O CASO

O empresário Nicolau Jorge Elias Terceiro Waquim, filho do promotor de justiça aposentado Nicolau Waquim, foi assassinado a tiros em sua residência no bairro Parque São Francisco, em Timon, no dia 18 de novembro de 2022.

Segundo o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon, Tenente Coronel Sousa, Nicolau Waquim estava na cozinha no momento em que foi assassinado com pelo menos 8 tiros pelas costas. Os criminoso utilizou um basculante para conseguir efetuar os disparos. 

EXECUÇÃO MANDADA 

Ulisses Waquim, primo da vítima, na época relatou que existe uma investigação preliminar de que o crime tenha sido uma assassinado incubido.

No dia 27 de janeiro de 2023, o empresário Alberto Ribeiro Soares Filho foi preso, dentro de uma clínica de Teresina, acusado de envolvimento na morte de Nicolau Waquim Terceiro. Segundo o delegado Otávio Chaves, titular da Delegacia de Homicídios de Timon, Alberto é apontado como o mandante do crime.

A Polícia Civil já identificou outros suspeitos de envolvimento no crime e ainda segue apurando as motivações da morte do empresário.

No dia 31 de janeiro de 2023, a Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia do Adolescente Infrator de Timon, realizou a apreensão de mais um suspeito de envolvimento na morte do empresário. Um menor identificado pelas iniciais K.V.R, de 16 anos.

Além da ação contra o adolescente, outras duas pessoas já foram presas durante as investigações do crime, sendo um mecânico identificado como Tiago da Costa Oliveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES