Operação evita fuga e apreende objetos na Penitenciária Irmão Guido

Os pavilhões A e D passaram por vistoria.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) realizou, na madrugada desta quarta-feira (6), a Operação Raposa Presa, que evitou uma fuga e apreendeu objetos ilícitos na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina.

Informações apuradas pela Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Sejus, a Dipe, apontaram que uma fuga estava sendo articulada para esta quarta. A Operação, coordenada pela própria Dipe, constatou que, de fato, detentos planejavam fugir.

De acordo com o tenente coronel Luís Antônio Pitombeira, diretor da Dipe, uma cela do pavilhão A estava com grades serradas e duas com buracos sendo cavados e em avançado estado de profundidade.

"Uma ação bem articulada e eficaz, com trabalho conjunto de policiais militares e agentes penitenciários. A Secretaria de Justiça está pronta para agir e coibir qualquer ação que vise subverter a ordem no sistema", pontua Pitombeira.

O preso Ítalo da Silva Araújo, identificado como o articulador da possível fuga, foi isolado e a Secretaria de Justiça vai aplicar medidas disciplinares. Entre os objetos encontrados estão drogas (como cocaína), ferros, fios e 12 celulares.

O gerente da Irmão Guido, Josiel Lima, analisa que a Operação reforça a segurança no presídio. "Recebemos a informação através da Dipe, checamos e confirmamos a tentativa de fuga, de modo que conseguimos manter a ordem na unidade", diz.

Os pavilhões A e D passaram por vistoria. Cerca de 40 homens participaram da Operação - Rone; Força Tática da PM; policiais militares do Grupo de Intervenção da 4ª Companhia de Presídios, da Irmão Guido e da Dipe; e agentes penitenciários.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, expediu uma recomendação para a gerência da Penitenciária Irmão Guido, com o objetivo de elevar o nível de alerta na unidade. A Operação continuará nesta manhã, com a realização de uma vistoria em todos os pavilhões.

"Encaminhamos uma recomendação para a gerência, agentes penitenciários e policiais militares, para reforçarem a atenção na unidade, de maneira a evitarmos fuga e outros distúrbios. Além disso, solicitamos um novo posto de vigilância interna no presídio e o reforço das ações da Polícia Militar na proteção externa da penitenciária", ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES