Sangue testado não é de Dom e exame para Bruno foi “inconclusivo”, diz PF

Na noite desta quarta-feira (15), o pescador Amarildo da Costa Oliveira, também conhecido como “Pelado”, confessou à PF ter matado e enterrado os corpos de Bruno e Dom

barco | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ISABELLA CAVALCANTE

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Polícia Federal do Amazonas anunciou na quinta-feira (16) à noite que as amostras coletadas no barco do principal suspeito do caso envolvendo as mortes do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips foram analisadas. O sangue testado não é de Dom, mas voltou "inconclusivo" para Bruno.

"A possibilidade de ser originada de Bruno restou inconclusiva, sendo necessária a realização de exames complementares", disse a corporação em nota. A PF informou que obteve um "perfil genético completo, de indivíduo do sexo masculino", mas ainda não o atribuiu a alguém.

Amostras de sangue coletado em barco de suspeito foram analisadas (Foto: reprodução)

Leia Mais

Na noite desta quarta-feira (15), o pescador Amarildo da Costa Oliveira, também conhecido como "Pelado", confessou à PF ter matado e enterrado os corpos de Bruno e Dom, que estavam desaparecidos desde 5 de junho no Amazonas.

Amarildo afirmou à polícia que esquartejou e enterrou os corpos do jornalista britânico e do indigenista. No seu depoimento, ele disse ter contado com a ajuda de outras pessoas e foi o pescador quem levou a PF até os corpos -que estavam a mais de 3 km da área do crime.

As vísceras encontradas no rio também foram analisadas nesta quinta-feira, mas não foi possível encontrar um DNA humano. "Esse resultado pode ser devido à degradação do DNA autossômico ou à origem não humana da amostra, segundo os peritos", falou a nota.

Amostras de sangue foram analisadas (Foto: reprodução)

A corporação informou ainda que a embarcação que Bruno e Dom usaram não foi localizada, apesar de "buscas exaustivas".

Os corpos encontrados no Amazonas foram levados nesta quinta pela PF para Brasília, onde serão periciados e eventualmente identificados. Essa análise começará nesta sexta-feira (17), "com previsão de conclusão na próxima semana".

O delegado Guilherme Torres da Polícia Civil do Amazonas afirmou, logo após coletiva de quarta-feira, que "tudo leva a crer" que os restos humanos encontrados são de Dom e Bruno. Segundo ele, para chegar ao local indicado por Amarildo, a equipe saiu de Atalaia do Norte e navegou por 1h40 pelo rio Itaguaí, depois caminhou por 25 minutos pela mata, até encontrar a região onde o material foi desenterrado.

Apesar da confissão, o envolvimento de outras pessoas não está descartado e a PF tem outro suspeito principal no crime: Oseney de Oliveira, conhecido como Do Santos. Ele é irmão de Amarildo e foi preso na terça (14), mas negou qualquer envolvimento no duplo homicídio.

Durante coletiva de imprensa essa semana, o delegado Eduardo Alexandre Fontes, superintendente regional da PF no Amazonas, disse que Dom e Bruno teriam sido perseguidos por criminosos em uma lancha, que chegaram a realizar "disparo de arma de fogo" contra a dupla.

QUEM SÃO AS VÍTIMAS?

Dom era correspondente do jornal The Guardian. Britânico, ele veio para o Brasil em 2007 e viajava frequentemente para a Amazônia para relatar a crise ambiental e suas consequências para as comunidades indígenas e suas terras.

O jornalista conheceu Bruno em 2018, durante uma uma reportagem para o Guardian. A dupla fazia parte de uma expedição de 17 dias pela Terra Indígena Vale do Javari, uma das maiores concentrações de indígenas isolados do mundo. O interesse em comum aproximou a dupla.

Já Bruno era servidor licenciado da Funai (Fundação Nacional do Índio). Era conhecido como um defensor dos povos indígenas e atuante na fiscalização de invasores, como garimpeiros, pescadores e madeireiros. Em entrevista ao UOL, o líder indígena Manoel Chorimpa afirmou que o indigenista estava preocupado com as ameaças de morte que vinha sofrendo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES