Saul Klein é novamente acusado de exploração sexual e trabalho escravo

Filho do dono da empresa Casas Bahia é condenado por abuso e exploração sexual, o mesmo já havia sido indiciado em 2020.

Saul Klein, filho do fundador das Casas Bahia | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma decisão divulgada nesta sexta-feira (14), pela Justiça, o empresário Saul Klein, filho do fundador da empresa de varejo Casas Bahia, foi condenado pela Justiça do Trabalho a pagar uma multa avaliada em R$ 30 milhões. O empresário foi preso após acusações de que ele estaria explorado sexualmente e submetendo um grupo de mulheres à condição de trabalho escravoA prisão de Saul foi considerada a maior condenação por tráfico de pessoas já ocorrida em todo o país.

De acordo com informações cedidas pelas autoridades, Saul Klein, de 65 anos, recrutava um grupo de jovens entre 16 e 21 anos, que viviam em situação de vulnerabilidade social e econômica. O abusador fazia um falso acordo com as jovens onde prometia empregá-las para que trabalhassem como modelosAs vítimas eram levadas para ficarem hospedadas em um sítio pertencente ao empresário, localizado em Boituva, São Paulo, onde eram mantidas em cárcere privado, e obrigadas a manter relações sexuais com ele.

Ainda de acordo com os depoimentos da investigação, as jovens contam que eram mantidas sob ameaça de morte e agressão, além de serem constantemente vigiadas por homens armados, sem nenhum acesso ao celular. Além de toda a violência física e psicológica, de acordo com um atestado apresentado a polícia, que foi emitido por uma ginecologista que sempre atendia as jovens após festas que o empresário realizava, as vítimas foram contaminadas com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Quase cem mulheres foram examinadas pela médica, e a maioria foi diagnosticada com o papilomavírus humano (HPV), infecção que pode gerar o câncer de colo do útero.

A condenação do empresário foi atendida após um pedido feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Gustavo Accioly, o procurador do Ministério Público do Trabalho, responsável por assinar a ação, afirmou: O que se combate aqui não é prostituição em si, já que, se ela fosse exercida de forma livre, consentida e voluntária, não haveria ofensa à ordem jurídica. Combate-se o ato de se tirar proveito econômico indevido de pessoas forçadas física ou moralmente, mediante abuso, fraude ou engodo, a praticarem atos sexuais sob forte subjugação”.

Durante a audiência de condenação, a juíza responsável por autorizar a prisão de Saul explicou ainda que o empresário “se valia de uma grande estrutura para a prática dos ilícitos, detentor de grande influência e poder econômico, o que leva a crer que pode vir a praticar novamente tais atos”. Saul Klein foi condenado a pagar uma indenização, considerada título de dano moral coletivo, no valor de R$ 30 milhões, além de estar estritamente proibido de repetir o ato de recrutar mulheres com propósito de exploração sexual, ou de alguma forma submetê-las a trabalho escravo.

Em dezembro do ano de 2020, o empresário já havia se envolvido em um escândalo parecido. Cerca de 32 mulheres denunciaram Klein ao Ministério Público por estupro e aliciamentoAssim que o inquérito foi concluído, somente em abril de 2022, a polícia indiciou o criminoso e pediu a prisão sua prisão preventiva, assim como de mais nove pessoas contra outras 14 mulheres. Ainda assim o pedido foi negado em maio do ano passado pela Justiça de São Paulo, que encaminhou novamente o caso à Polícia Civil para que uma nova investigação fosse feita, a pedido do Ministério Público.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES